Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69038
Tipo: TCC
Título : Uma proposta para ensino da matemática financeira no ensino fundamental II
Título en inglés: A proposal for teaching financial mathematics in elementary school II
Autor : Carvalho, Maria Lucineide da Silva
Tutor: Sena, Renivaldo Sodré de
Palabras clave : Matemática financeira;Educação financeira;Atividades de ensino-aprendizagem
Fecha de publicación : 2020
Citación : CARVALHO, Maria Lucineide da Silva. Uma proposta para ensino da matemática financeira no ensino fundamental II. 2020. 41 f. TCC (Graduação em Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumen en portugués brasileño: Sempre presente na vida de todos os brasileiros, a matemática financeira é imposta na forma de juros, taxas, inflação. E essa decisão com relação a finanças gera dificuldades na vida das pessoas. E na educação básica, especialmente no ensino fundamental II, os jovens não sabem diferenciar, quando existe vantagem ou desvantagem em uma compra. Em geral as pessoas não sabem o valor de impostos cobrados sobre produtos ou serviços. Por isso a necessidade de ter um conhecimento de educação financeira, e assim ser um cidadão com seus direitos e deveres respeitados. Nesse trabalho busco mostrar a necessidade de intensificar as atividades em sala de aula na matemática financeira no ensino fundamental II, e isso é demonstrado nas leis e diretrizes sobre a importância da educação financeira e da matemática financeira no ensino básico. No trabalho serão demonstrados os conceitos básicos da matemática financeira, sobre educação financeira, BNCC no ensino básico e por fim atividades como sugestões para que os professores possam ministrar em sala de aula.
Abstract: Always present in the lives of all Brazilians, financial mathematics is imposed in the form of interest, fees, inflation. And this decision regarding finances creates difficulties in people's lives. And in basic education, especially in Junior High School, young people do not know how to differentiate when there is an advantage or disadvantage in a purchase. In general, people do not know the amount of taxes charged on products or services. Therefore the need to have a knowledge of financial education, and thus be a citizen with their rights and duties respected. In this academic work, I seek to show the need to intensify classroom activities in financial mathematics in Junior High School, and this is demonstrated in the laws and guidelines on the importance of financial education and financial mathematics in basic education. The work will demonstrate the basic concepts of financial mathematics, financial education, National Curricular Common Base (Base Nacional Comum Curricular - BNCC, in Portuguese) in basic education, and finally activities such as suggestions for teachers to teach in the classroom.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69038
Aparece en las colecciones: MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_tcc_mlscarvalho.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.