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dc.contributor.advisorCavalcante, Andrea Pinheiro Paiva-
dc.contributor.authorSevero, Laís Sousa de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-10-31T15:09:02Z-
dc.date.available2022-10-31T15:09:02Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSEVERO, Laís Sousa de Oliveira. Uma imagem vale mais que mil versos : o papel do videoclipe na significação da música a partir da análise semiótica de "Noir". 2022. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (\Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69036-
dc.description.abstractInspired by the popular saying “a picture is worth a thousand words”, suggesting that plastic signs translate ideas more directly than linguistic ones, this paper aims to investigate the role of the music video in the meaning of a song. As a case study (LATORRE et. al, 2003), we used the clip “Noir”, by the South Korean singer Sunmi, an artist recognized for her uniqueness. Through a historical contextualization of South Korea and K-Pop diffusion; this industry and explanation of the idols' systems; definition of a music video and discussion about the relationship between sound and image, guided by the audiovisual techniques; it was made a semiotic reading of the video clip defined as the object of study, supported by the methods of Film Analysis (VANOYÉ; GOLIOT-LÉTÉ, 1992) and Image Analysis (JOLY, 1996), contemplating not only technical, but also sociocultural aspects. In this way, it’s concluded that the music video, as a visual layer, expands the song’s dimensions of meaning, providing possibilities that would be invisible without imagery support.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectK-Poppt_BR
dc.subjectVideoclipept_BR
dc.subjectLinguagem audiovisualpt_BR
dc.subjectAnálise semióticapt_BR
dc.subjectNoirpt_BR
dc.titleUma imagem vale mais que mil versos: o papel do videoclipe na significação da música a partir da análise semiótica de "Noir".pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrInspirado pelo ditado popular “uma imagem vale mais que mil palavras”, sugerindo que os signos plásticos traduzem ideias de forma mais direta que os linguísticos, esse trabalho propõe-se a investigar qual o papel do videoclipe na significação de uma música. Como estudo de caso (LATORRE et. al, 2003), foi utilizado o clipe “Noir”, da cantora sul-coreana Sunmi, uma artista reconhecida por sua singularidade no fazer artístico. Através de um recorte histórico da Coreia do Sul e difusão do K-Pop; funcionamento dessa indústria e explanação do sistemas de ídolos; definição de videoclipe e discussão acerca da relação entre tecidos sonoros e imagéticos, guiados pelos recursos da linguagem audiovisual; foi realizada uma leitura semiótica do videoclipe definido como objeto de estudo, amparada pelos métodos de Análise Fílmica (VANOYÉ; GOLIOT-LÉTÉ, 1992) e Análise de Imagem (JOLY, 1996), contemplando não só aspectos de ordem técnica, mas também socioculturais. Desse modo, a concluiu-se que o videoclipe, como camada visual, é capaz de ampliar as dimensões de significado de uma música, fornecendo interpretações que seriam invisíveis sem o apoio imagético.pt_BR
Aparece nas coleções:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

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