Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68997
Tipo: TCC
Título: Uni Duni Tê, qual o tema do seu TCC? Análise das tendências de pesquisa no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Brito, Jennifer Bruna Oliveira de
Orientador: Gallão, Maria Izabel
Palavras-chave: Tendências de formação;Licenciatura em Ciências Biológicas;Formação de professores
Data do documento: 2018
Citação: BRITO, Jennifer Bruna Oliveira de. Uni Duni Tê, qual o tema do seu TCC? Análise das tendências de pesquisa no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará. 2018. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: O curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC) teve sua fundação em 1970 e desde então atua fortemente na formação de futuros professores e na pesquisa em educação. Sabendo de sua importância, o presente trabalho buscou analisar a diversidade das pesquisas oriundas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes do curso no período de 2014.1 a 2018.1, a fim de analisar as tendências de pesquisa dos trabalhos apresentados. Para sua elaboração, foram coletados 83 trabalhos e analisados seus títulos e resumos. Posteriormente a essa análise, os títulos foram distribuídos em nove categorias, nas quais foram realizadas breves discussões sobre suas contribuições para a pesquisa educacional. Durante a análise, foi possível perceber que no curso são realizadas diversas linhas de pesquisas, mas que categorias onde a aplicação das atividades e os resultados propostos são mais imediatos foram aquelas que mais se destacaram, se justificando possivelmente do pouco contato do aluno com espaços de ensino e o tempo hábil para a realização da pesquisa. Por fim, o presente trabalho traz um novo olhar a respeito da importância do curso, destacando o seu papel como facilitador de aprendizagem e ambiente para a idealização de novas perspectivas educacionais.
Abstract: The undergraduate degree in biological sciences at the Federal University of Ceará (FUC) was founded in 1970 and since then has been strongly engaged in the training of future professors and research in education. Knowing its importance, the present work sought to analyze the diversity of the researches coming from the Course Completion Works (TCC) of the students of the course in the period from 2014.1 to 2018.1. For its elaboration, 83 papers were collected and its titles and abstracts were analyzed. Subsequent to this analysis, the titles were distributed in nine categories, where they were made brief discussions about their contributions to the educational research. During the analysis, it was possible to perceive that in the course several lines of research are carried out, but that categories where the application of the activities and the results proposed are more immediate were the ones that stood out the most. Finally, the present work brings a new look on the importance of the course, highlighting its role as a facilitator of learning and environment for the idealization of new educational perspectives.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68997
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_jbobrito.pdf634,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.