Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68997
Tipo: TCC
Título : Uni Duni Tê, qual o tema do seu TCC? Análise das tendências de pesquisa no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará
Autor : Brito, Jennifer Bruna Oliveira de
Tutor: Gallão, Maria Izabel
Palabras clave : Tendências de formação;Licenciatura em Ciências Biológicas;Formação de professores
Fecha de publicación : 2018
Citación : BRITO, Jennifer Bruna Oliveira de. Uni Duni Tê, qual o tema do seu TCC? Análise das tendências de pesquisa no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará. 2018. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: O curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC) teve sua fundação em 1970 e desde então atua fortemente na formação de futuros professores e na pesquisa em educação. Sabendo de sua importância, o presente trabalho buscou analisar a diversidade das pesquisas oriundas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes do curso no período de 2014.1 a 2018.1, a fim de analisar as tendências de pesquisa dos trabalhos apresentados. Para sua elaboração, foram coletados 83 trabalhos e analisados seus títulos e resumos. Posteriormente a essa análise, os títulos foram distribuídos em nove categorias, nas quais foram realizadas breves discussões sobre suas contribuições para a pesquisa educacional. Durante a análise, foi possível perceber que no curso são realizadas diversas linhas de pesquisas, mas que categorias onde a aplicação das atividades e os resultados propostos são mais imediatos foram aquelas que mais se destacaram, se justificando possivelmente do pouco contato do aluno com espaços de ensino e o tempo hábil para a realização da pesquisa. Por fim, o presente trabalho traz um novo olhar a respeito da importância do curso, destacando o seu papel como facilitador de aprendizagem e ambiente para a idealização de novas perspectivas educacionais.
Abstract: The undergraduate degree in biological sciences at the Federal University of Ceará (FUC) was founded in 1970 and since then has been strongly engaged in the training of future professors and research in education. Knowing its importance, the present work sought to analyze the diversity of the researches coming from the Course Completion Works (TCC) of the students of the course in the period from 2014.1 to 2018.1. For its elaboration, 83 papers were collected and its titles and abstracts were analyzed. Subsequent to this analysis, the titles were distributed in nine categories, where they were made brief discussions about their contributions to the educational research. During the analysis, it was possible to perceive that in the course several lines of research are carried out, but that categories where the application of the activities and the results proposed are more immediate were the ones that stood out the most. Finally, the present work brings a new look on the importance of the course, highlighting its role as a facilitator of learning and environment for the idealization of new educational perspectives.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68997
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_tcc_jbobrito.pdf634,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.