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Tipo: Dissertação
Título: Uso de conceitos das Ciências Sociais nas aulas de sociologia no ensino médio: proposta de uma sequência didática
Título em inglês: Use of Social Sciences concepts in sociology classes in high school: proposal of a didactic sequence
Autor(es): Fonseca, Francisco Anarclebson do Rêgo
Orientador: Gonçalves, Danyelle Nilin
Palavras-chave: Ensino de sociologia;Sociologia no Ensino Médio;Formação de professores;Conceitos da sociologia
Data do documento: 2022
Citação: FONSECA, Francisco Anarclebson do Rêgo. Uso de conceitos das Ciências Sociais nas aulas de sociologia no ensino médio: proposta de uma sequência didática. Orientador: Danyelle Nilin Gonçalves. 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federaldo Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Os desafios do Ensino de Sociologia no Ensino Médio brasileiro se dão em diferentes planos. Um deles é que a disciplina tem um aspecto teórico e acadêmico e é lecionada por professores que, em sua maioria, não têm formação superior compatível. Estes aspectos envolvem repensar as abordagens e recursos utilizados nas situações de ensino. Considerando isso, neste estudo foi elaborada uma Sequência Didática (SD) com o conceito de Indústria Cultural, para apoiar o trabalho do professor em sala de aula. Trata-se de uma estratégia que pretende contribuir para melhorar o ensino e a aprendizagem no que diz respeito à operacionalização dos Conceito das Ciências Sociais, por meio de dados coletados com professores de Sociologia do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Ceará. A investigação foi balizada metodologicamente pela abordagem da Pesquisa Qualitativa e pelos pressupostos teóricos da análise de conteúdo (BENGTSSON, 2016; BARDIN, 2016; FRANCO, 2021). A SD foi planejada utilizando os dados coletados e alguns princípios do modo de pensar sociologicamente (BARREIRA, 2014) usando os conceitos como ferramenta (MEUCCI, 2009) a partir da transcrição didática do saber sabido, saber ensinar e saber ensinado (CHEVALLARD, 1991). A SD do conceito Indústria Cultural surgiu a partir do percebemos nos questionários e entrevistas com os docentes da Sociologia Escolar os quais foram aplicados em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública em Fortaleza/CE, ou seja, em um ambiente educacional formal. Como resultado da implementação, foi observado que a SD desenvolvida contribuiu para o cumprimento de uma aprendizagem mais significativa, possibilitando mais clareza, com objetivo de desenvolver competências e habilidades nos alunos (ZABALA, 1998).
Abstract: The challenges of Sociology Teaching in Brazilian Secondary Education occur on different levels. One of them is that the discipline has a theoretical and academic aspect and is taught by professors who, for the most part, do not have a compatible higher education. These aspects involve rethinking the approaches and resources used in teaching situations. Considering this, in this study a Didactic Sequence (DS) was elaborated with the concept of Cultural Industry, to support the teacher's work in the classroom. It is a strategy that intends to contribute to improve teaching and learning with regard to the operationalization of the Concept of Social Sciences, through data collected with High School Sociology teachers from the Ceará State Education Network. The investigation was methodologically guided by the Qualitative Research approach and the theoretical assumptions of content analysis (BENGTSSON, 2016; BARDIN, 2016; FRANCO, 2021). The SD was planned using the collected data and some principles of the way of thinking sociologically (BARREIRA, 2014) using the concepts as a tool (MEUCCI, 2009) from the didactic transcription of known knowledge, knowing how to teach and knowing taught (CHEVALLARD, 1991) . The SD of the Cultural Industry concept emerged from what we perceived in the questionnaires and interviews with the teachers of School Sociology, which were applied in a class of 1st year of High School of a public school in Fortaleza/CE, that is, in an environment formal educational. As a result of the implementation, it was observed that the developed SD contributed to the fulfillment of a more significant learning, allowing more clarity, with the objective of developing competences and abilities in the students (ZABALA, 1998).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68980
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