Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68976
Tipo: | TCC |
Título : | Uma breve introdução à linguagem Phyton para professores de matemática |
Título en inglés: | A brief introduction to the Python language for math teachers |
Autor : | Tabosa de Souza, Thiago |
Tutor: | Brandão, Jorge Carvalho |
Palabras clave : | Matemática;Linguagem de programação (Computadores);Python (Linguagem de programação de computador) |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | TABOSA DE SOUZA, Thiago. Uma breve introdução à linguagem Phyton para professores de matemática. 2020. 33 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Caucaia, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | A ideia desse trabalho é mostrar a simplicidade da linguagem de programação Pyhton para um professor de matemática que não saiba nenhuma das linguagens de programação. Falar sobre esse assunto para um professor que não possui prévio conhecimento em programação pode ser algo bastante aterrorizante. Dessa forma, surge a pretensão em demonstrar que programar em Python é mais simples do que se imagina e que essa linguagem pode ser utilizada para a resolução de vários problemas matemáticos. Durante essa dissertação, o computador será utilizado como ferramenta para resolver três problemas simples envolvendo assuntos comuns na rotina de trabalho de um professor de matemática, sendo eles: calcular as raízes de uma equação do 2o grau pela Fórmula de Bhaskara; calcular o fatorial de um número e calcular a matriz inversa de uma matriz. Esses problemas foram escolhidos para servir como apresentação inicial à alguns conceitos básicos de como a linguagem funciona, demonstrando em seguida um pouco a força da linguagem Python aplicada na matemática. |
Abstract: | The idea of this work is to show the simplicity of the Pyhton programming language for a mathematics teacher who does not know any of the programming languages. Talking about it to a teacher who has no previous programming knowledge can be quite terrifying. Thus, the intention arises to demonstrate that programming in Python is simpler than imagined and that this language can be used to solve various mathematical problems. During this dissertation, the computer will be used as a tool to solve three simple problems involving common subjects in the work routine of a mathematics teacher, namely: calculating the roots of a 2nd degree equation using the Bhaskara Formula; calculate the factorial of a number and calculate the inverse matrix of a matrix. These problems were chosen to serve as an initial presentation to some basic concepts of how the language works, and then demonstrate a little the strength of the Python language applied in mathematics. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68976 |
Aparece en las colecciones: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_ttabosasouza.pdf | 454,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.