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Type: Tese
Title: Mediações pedagógicas no uso de aplicativos de leitura e escrita da Play Store: implicações para alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual
Authors: Nunes, Camila Almada
Advisor: Lustosa, Francisca Geny
Keywords: Alfabetização;Letramento;Deficiência intelectual;Aplicativos educacionais de leitura e escrita;Literacy;Intellectual disability;Educational applications of reading and writing
Issue Date: 2022
Citation: NUNES, Camila Almada. Mediações pedagógicas no uso de aplicativos de leitura e escrita da Play Store: implicações para alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual. Orientadora: Francisca Geny Lustosa. 2022. 279 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: A presente tese objetiva analisar as implicações do uso de aplicativos educacionais de leitura e escrita para alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual (DI). Nesse sentido, os objetivos específicos foram identificar as potencialidades dos aplicativos para alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual, investigar as habilidades e/ou competências de leitura e escrita mobilizadas pelas crianças a partir de mediações com os aplicativos e verificar o envolvimento das crianças e às aprendizagens ligadas à alfabetização e ao letramento mediante a utilização dos aplicativos. A base teórica ancora-se na teoria históricocultural de Vygotsky (1989, 1991, 1993) e nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1984), Soares (1998, 2004), Rojo (1998, 2009, 2012), Lemos (2004), Saccol (2010), Lustosa (2011, 2017, 2021) e Frías-Guzmán (2015). A abordagem metodológica de natureza qualitativa, com viés de pesquisa-intervenção, constituiu-se de duas fases: a primeira, de identificação e exploração dos aplicativos educacionais de leitura e escrita disponíveis no Play Store, e, a segunda, do campo, constituída por atividades de intervenção pedagógica junto a seis crianças com DI, realizado em sessões de 50 minutos e duas vezes por semana, ao longo dos dois semestres letivos de 2019, na Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE)/Projeto Extensionista (PREX) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Todas as sessões foram gravadas, compondo um banco de imagens, assistidas e analisadas, sendo revisitadas em vários processos e etapas de categorização de falas e cenas/episódios, além de confrontos e comparações das manifestações dos sujeitos, no decurso do estudo. Na 1ª fase do estudo foram mapeados/identificados 15 aplicativos de leitura e escrita - ABC Dinos, ABC Autismo, Educational Puzzles, Escrevendo ABC, Forma Palavras, Formar Palavras, Histórias Infantis, Lele Sílabas, LiliPlay Alfabeto, Luz do Saber, Mastermind, Meu Livro de Historinhas, Os Animais, Silabando e Super ABC – que se vinculavam à temática da linguagem escrita de crianças. Na 2ª fase, foi implementada a etapa de situações interventivas sistematizadas, totalizando ao final, um quantitativo de 45 sessões (individualizadas e coletivas) com caráter de situações pedagógicas estruturadas para exploração e mediação com todos os aplicativos levantados e analisados em estrutura, conteúdo e usabilidade. Os dados evidenciaram que quanto maior o nível de envolvimento dos sujeitos com o uso destes aplicativos, maiores foram as manifestações de atenção, concentração e persistência na tarefa. Outrossim, verificamos também considerável melhoria da linguagem oral, em comportamento de ajuda espontânea entre os pares e intensa motivação em atividades pedagógicas. Entretanto, ainda que a maioria destes aplicativos disponha de um layout autoexplicativo com elementos audiovisuais e interativos que facilitam a compreensão e a execução das ações possíveis, as estratégias de mediações foram imprescindíveis para autorregulação da aprendizagem, possibilitando a gerência dos próprios comportamentos e pensamentos. Cabe destacar que, apesar da intenção do estudo não envolver objetivos de ensino, todavia, foi possível identificar um dado relevante: a progressão dos níveis psicogenéticos de escrita dessas crianças, sendo assim, os dados dessa pesquisa são importantes no que se refere à contribuição para aprendizagem da escrita e da leitura de estudantes com deficiência intelectual.
Abstract: This dissertation aims to analyze the implications of the use of educational applications of reading and writing for literacy of children with intellectual disabilities (ID). In this sense, in the specific objectives were to identify the potential of applications for literacy of children with intellectual disabilities, investigate the skills and/or competencies of reading and writing mobilized by children from mediations with the applications and to verify the involvement of children and learning linked to literacy through the use of applications. The theoretical basis is anchored in the cultural-historical theory of Vygotsky (1989, 1991, 1993) and the studies of Ferreiro and Teberosky (1984), Soares (1998, 2004), Rojo (1998, 2009, 2012), Lemos (2004), Saccol (2010), Lustosa (2011, 2017, 2021) and Frías-Guzmán (2015). The methodological approach of qualitative nature, with a research-intervention bias, consisted of two phases: at first, the identification and exploration of educational reading and writing apps available in the Play Store, and, the second, of the field, consisting of pedagogical intervention activities with six children with ID, carried out in 50-minute sessions twice a week, throughout two school semesters in 2019, in the Specialized Educational Assistance Room (AEE)/Extension Project of the College of Education (FACED) of the Federal University of Ceará (UFC). All sessions were recorded, composing an image bank, watched and analyzed, being revisited in various processes and stages of categorization of lines and scenes/episodes, in addition to confrontations and comparisons of the subjects' manifestations, in the course of the study. In the 1st phase of the study 15 reading and writing applications were mapped/identified - ABC Dinos, ABC Autism, Educational Puzzles, Writing ABC, Form Words, Form Words, Children's Stories, Lele Syllables, LiliPlay Alphabet, Light of Knowledge, Mastermind, My Storybook, The Animals, Silabando and Super ABC- that were linked to the theme of written language of children. In the 2nd phase, the stage of systematized interventional situations was implemented, totaling in the end, a quantity of 45 sessions (individualized and collective) with the character of pedagogical situations structured for exploration and mediation with all the applications raised and analyzed in structure, content and usability. The data showed that the higher the level of involvement of the subjects with the use of these applications, the greater were the manifestations of attention, concentration and persistence in the task. In addition, we also verified a remarkable improvement in oral language, in spontaneous helping behavior among peers and intense motivation in pedagogical activities. However, even though most of these applications have a self-explanatory layout with audiovisual and interactive elements that facilitate understanding and the execution of possible actions, the mediation strategies were essential for self-regulation of learning, enabling the management of one's own behavior and thoughts. It should be noted that, although the intention of the study did not involve teaching objectives, it was possible to identify remarkable data: the progression of the psychogenetic levels of writing of these children, thus, the data from this research are importante with regard to the contribution to learning to write and read for students with intellectual disabilities.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68969
Appears in Collections:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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