Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Tereza Cristina Batista de-
dc.contributor.authorMendes, Rayane Paula-
dc.date.accessioned2022-10-20T20:01:32Z-
dc.date.available2022-10-20T20:01:32Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMENDES, Rayane Paula. Barreiras ao E-LEARNING na capacitação de servidores: um estudo de caso em um órgão público estadual. 2022. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68946-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the perception of civil servants about which barriers affect training through e-learning teaching through a virtual learning environment of a state public institution. For this purpose, Marcus Brauer's (2008) Resistance to Distance Learning in Corporate Education (READEC) theory was used as a theoretical framework, in which the constructs of this theory were adapted to achieve the objective of this study. The research approach was qualitative, in which fifteen published with public servants linked to a public institution in Ceará were carried out. The technique used to analyze the data achieved for content analysis. As a result, it was identified that the context unit’s Self-efficacy, Resistance to Distance Education, Ease of use of the tool, Interactivity and Technical Conditions, represent barriers that affect the training of servers. Furthermore, the competences of the servers in relation to IT do not represent a barrier, as the majority reported having knowledge, skills and attitudes favorable to IT. Finally, as for communication, the servers judged it to be adequate and carried out through various modes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectE-learningpt_BR
dc.subjectServiço Públicopt_BR
dc.subjectBarreiraspt_BR
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.subjectREADECpt_BR
dc.titleBarreiras ao E-LEARNING na capacitação de servidores : Um estudo de caso em um órgão público estadualpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo apresenta como objetivo analisar a percepção dos servidores sobre as barreiras que afetam a capacitação por meio do ensino e-learning oferecido por meio de um ambiente virtual de aprendizagem de um órgão estadual. Para tanto, foi utilizado como modelo teórico a Teoria de Resistência a EAD na Educação Corporativa (READEC) de Marcus Brauer (2008), em que foi realizada uma adaptação dos construtos dessa teoria para consecução do objetivo desse estudo. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, em que foram realizadas quinze entrevistas com servidores públicos vinculados a uma instituição pública do Ceará. A técnica empregada para análise dos dados alcançados foi a análise de conteúdo. Como resultados, identificou-se que as unidades de contexto Autoeficácia, Resistência à EAD, Facilidade no uso da ferramenta, Interatividade e Condições técnicas, representam barreiras que afetam a capacitação dos servidores. Além disso, as competências dos servidores com relação à TI não representam uma barreira pois maioria relatou possuir conhecimentos, habilidades e atitudes favoráveis à TI. Por fim, quanto a comunicação, os servidores julgaram que é adequada e realizada por meio de vários meios.pt_BR
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_rpmendes.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.