Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68941
Type: | TCC |
Title: | Aprendizagem de competências de estudantes de Administração a partir da Experiência de estágios nas organizações |
Authors: | Pereira, Brena Kelly Viana |
Advisor: | Lima, Bruno Chaves Correia |
Keywords: | Aprendizagem;Competências;Estágio;Administração |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | PEREIRA, Brena Kelly Viana. Aprendizagem de competências de estudantes de Administração a partir da Experiência de estágios nas organizações. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O Estágio supervisionado tem o objetivo de consolidar e articular as competências desenvolvidas ao longo do curso, por meio de uma vivência teórico-prática, proporcionando aos alunos o contato direto com os elementos comportamentais, e o dia-a-dia do relacionamento humano no ambiente de trabalho. O objetivo geral desse estudo é analisar a percepção dos estudantes de administração sobre a aprendizagem de competências a partir das suas experiências de estágios nas organizações. Foi realizado um estudo descritivo e quantitativo. Foi utilizado um questionário aplicado a 50 alunos e ex alunos do curso de graduação em Administração da Universidade Federal do Ceará – UFC. Os resultados mostraram que após o estágio, foi desenvolvido mais conhecimentos através da experiência vivida nas organizações. As maiores diferenças entre a média ponderada obtida antes do estágio e após o estágio foram: “Reflexão e criticidade”, “Espirito de liderança”, “Planejamento”, “Resolução de problemas”, “Tomada de decisão estratégica” e “Comunicação clara”. Em relação à média ponderada, as competências que para os entrevistados são mais importantes para um profissional de administração são: Planejamento, Resolução de problemas, Comunicação clara, Tomada de decisão estratégica, Abertura às mudanças e ao aprendizado, Atitude e Ética. Das competências mais importantes para um administrador, após o estágio houve aumento nos domínios das seguintes competências: “Planejamento”, “Resolução de problemas”, “Comunicação clara” e “Tomada de decisão estratégica”. O estágio, portanto, se apresentou como uma significativa oportunidade de aprendizado prático quando se pensa em conhecimentos profissionais, organizacional, é um momento que proporciona adaptações, mudanças e autonomia profissional. O estágio torna-se um caminho interessante e de grande valor para as instituições de ensino superior. |
Abstract: | The supervised internship aims to consolidate and articulate the skills developed throughout the course, through a theoretical-practical experience, providing students with direct contact with the behavioral elements, and the day-to-day of human relationships in the environment. of work. The general objective of this study is to analyze the perception of business students about the learning of competences from their internship experiences in organizations. A descriptive and quantitative study was carried out. A questionnaire was applied to 50 students and former students of the undergraduate course in Business Administration at the Federal University of Ceará - UFC. The results showed that after the internship, more knowledge was developed through the experience lived in organizations. The biggest differences between the weighted average obtained before the internship and after the internship were: “Reflection and criticality”, “Leadership spirit”, “Planning”, “Problem solving”, “Strategic decision making” and “Clear communication”. In relation to the weighted average, the competencies that for the interviewees are most important for a management professional are: Planning, Problem solving, Clear communication, Strategic decision making, Openness to change and learning, Attitude and Ethics. Of the most important competences for an administrator, after the internship there was an increase in the areas of the following competences: "Planning", "Problem solving", "Clear communication" and "Strategic decision making". The internship, therefore, presented itself as a significant opportunity for practical learning when thinking about professional and organizational knowledge, it is a moment that provides adaptations, changes and professional autonomy. The internship becomes an interesting and valuable path for higher education institutions. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68941 |
Appears in Collections: | ADMINISTRAÇÃO - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_bkvpereira.pdf | 429,09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.