Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68911
Tipo: Dissertação
Título : Educação e direitos humanos: uma análise das escolas de ensino médio de Fortaleza
Autor : Lima, Viviana Cavalcante Pinheiro de
Tutor: Paiva, Luiz Fábio Silva
Palabras clave : Direitos Humanos;Educação;Escola;School;Education;Human Rights
Fecha de publicación : 2022
Citación : LIMA, Viviana Cavalcante Pinheiro de. Educação e direitos humanos: uma análise das escolas de ensino médio de Fortaleza. Orientador: Luiz Fábio Silva Paiva. 2022. 85 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federaldo Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: O debate sobre os Direitos Humanos ganhou forma após a Segunda Guerra Mundial com a publicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que é um conjunto de direitos essenciais para viver, sem distinção de sexo, idade, classe social, etnia, nacionalidade, religião etc. A educação, além de ser um dos direitos humanos, é também um meio de efetivação de outros direitos. Hoje, falar em Direitos Humanos na escola é possibilitar um debate, um diálogo sobre a temática, de maneira que faça parte do cotidiano da escola, o respeito entre todas as pessoas dessa comunidade. Meu objeto de estudo aborda essa relação da educação com os Direitos Humanos, como ela se estabelece nas escolas de tempo parciais na Área de Ciências Humanas. Um dos objetivos do trabalho foi fazer um levantamento dos recursos didáticos utilizados pelos professores para efetivar a educação para os Direitos Humanos, bem como, identificar entre os docentes, no currículo e na prática de ensino como é trabalhada essa temática. Utilizo na pesquisa o método qualitativo, estudo de documentos e estudiosos que agreguem nas reflexões teóricas. Escolhi a entrevista e o questionário como instrumentos para a coleta de dados. Comparato (2003), Durkheim (1975), Candau (2005 e 2008) e Benevides (2005) são alguns dos teóricos que utilizo para conceituar os Direitos Humanos e compreender como se estabelece a educação para os Direitos Humanos na escola. Após a análise da pesquisa podemos concluir que a falta de formação, bem como, a falta de materiais metodológicos foram empecilhos elencados pelos professores para a inserção do assunto e, sobretudo, aplicabilidade dele na sala de aula. A formação continuada seria uma solução para dar subsídios teóricos e até práticos de uma Educação para os Direitos Humanos, como também, auxiliar no despertar da empatia quando tratarmos de qualquer tipo de violação ou preconceito. A vivência dos Direitos Humanos em nossa sociedade faz parte de um processo longo de constante reconstrução, idas e vindas num percurso cheio de empecilhos e pedras, contudo, vimos muitos professores e escolas que foram e vão à luta e buscam sempre levar para suas aulas, além de leis e conteúdo, um conhecimento para vida, para a emancipação e o respeito à diversidade que existe na escola e na sociedade.
Abstract: The debate on Human Rights took shape after the Second World War with the publication of the Universal Declaration of Human Rights, which is a set of essential rights to live, without distinction of sex, age, social class, ethnicity, nationality, religion, etc. Education, in addition to being one of human rights, is also a means of realizing other rights. Today, talking about human rights at school is to enable a debate, a dialogue on the subject, so that respect among all people in this community is part of the school's daily life. My object of study addresses this relationship between education and Human Rights, as it is established in part-time schools in the Human Sciences Area. One of the objectives of the work was to survey the teaching resources used by teachers to carry out education for Human Rights, as well as to identify among teachers, in the curriculum and in teaching practice, how this theme is worked. I use the qualitative method in the research, study of documents and scholars that add to theoretical reflections. I chose the interview and the questionnaire as instruments for data collection. Comparato (2003), Durkheim (2013), Candau (2005 and 2008) and Benevides (2005) are some of the theorists I use to conceptualize Human Rights and understand how education for human rights is established at school. After analyzing the research, we can conclude that the lack of training, as well as the lack of methodological materials, were obstacles listed by the teachers for the insertion of the subject and, above all, its applicability in the classroom. Continuing education would be a solution to provide theoretical and even practical support for Human Rights Education, as well as helping to awaken empathy when dealing with any type of violation or prejudice. The experience of Human Rights in our society is part of a long process of constant reconstruction, comings and goings in a path full of obstacles and stones, however, we saw many teachers and schools that went and go to fight and always seek to take to their classes, in addition to laws and content, knowledge for life, for emancipation and respect for the diversity that exists in school and society.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68911
Aparece en las colecciones: PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_dis_vcplima.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.