Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68901
Type: TCC
Title: Metodologias e aplicações na matemática do ensino fundamental
Title in English: Methodologies and applications in elementary school mathematics
Authors: Cavalcante, Ricardo de Oliveira
Advisor: Policarpo, Samy Clever
Keywords: Ensino - Metodologia;Matemática - Metodologia de ensino;Jogos no ensino de matemática;Ensino fundamental
Issue Date: 2020
Citation: CAVALCANTE, Ricardo de Oliveira. Metodologias e aplicações na matemática do ensino fundamental. 2020. 35 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Quiterianópolis, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: O referido trabalho focaliza no ensino e aprendizagem, por meio de metodologias que visam um melhor aprendizado do aluno, onde a apresentação de algumas metodologias se fez necessária para aprofundar o conhecimento e criação de conceitos, com demonstrações claras e objetivas de cada metodologia. Pós estudo científico, apresentamos em segunda parte um estudo sobre os recursos aplicados as metodologias fazendo referências aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) no estudo da matemática destacando a real importância que o professor deve ter, ao usar as metodologias aplicadas referente ao conteúdo e a prática nos PCNs. A segunda parte do trabalho trata-se da aplicação do estudo de caso, voltado para público-alvo alunos do ensino fundamental II, especificamente um estudo aplicado na turma do 8o ano, onde se aplicou duas aulas distintas com metodologias diferentes e, logo a aplicação de questionário avaliando a prática pedagógica. Com isso apresentamos os resultados obtidos para a construção e formulações de conceitos futuros sobre o tema. Com essa experiência em sala de aula além de enriquecer a minha prática docente pode analisar o caminho certo a seguir diante da dificuldade e da metodologia correta a aplicar na hora certa, seja ela tradicional ou moderna, a eficaz em todo processo de aprendizagem.
Abstract: This work focuses on teaching and learning through methodologies aimed at better student learning, where the presentation of some methods was necessary to deepen the knowledge and creating concepts with clear and objective statements of each methodology. Post scientific study, presented in the second part of a study on the resources applied methodologies making reference to the National Curriculum Parameters (PCNs) in mathematics study highlighting the real importance that the teacher should have, to use the methodologies relating to content and practices the PCNs. The second part deals with - from the application of the case study, aimed to target public elementary school students II, specifically a study applied in the 8th grade class, where applied two different classes with different methodologies and therefore the application of a questionnaire evaluating teaching practice. Thus we present the results obtained for construction and formulation of future concepts on the subject. With this experience in the classroom as well as enrich my teaching practice, can analyze the right way forward in the face of difficulty and the right methodology to be applied at the right time, whether traditional or modern, effective is throughout the learning process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68901
Appears in Collections:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_tcc_rocavalcante.pdf807,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.