Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68899
Type: TCC
Title: Desafios da educação a distância nos cursos de licenciatura em Química e Letras da Universidade Federal do Ceará - UFC : um estudo a partir do olhar dos egressos
Title in English: Challenges of distance education in undergraduate courses in Chemistry and Letters at the Federal University of Ceará - UFC: a study from the perspective of graduates
Authors: Maia, Renata Queirós Viana Calheiros
Advisor: Mota, Esdras Muniz
Co-advisor: Brandão, Jorge Carvalho
Keywords: Educação a distância - Potencialidade;Ensino a distância
Issue Date: 2020
Citation: MAIA, Renata Queirós Viana Calheiros. Desafios da educação a distância nos cursos de licenciatura em Química e Letras da Universidade Federal do Ceará - UFC : um estudo a partir do olhar dos egressos. 2020. 86 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente estudo faz um levantamento dos desafios da educação a distância (EAD) no ensino superior, a partir dos olhares dos alunos egressos dos cursos de Licenciatura em Química e Letras. A pesquisa tem objetivo exploratório e descritivo, onde será feita uma análise quantitativa e qualitativa, com uma amostra de alunos egressos nos referidos cursos da UFC virtual, polo de Russas. Quanto aos procedimentos é uma pesquisa bibliográfica e de estudo de caso, onde será aplicado com os alunos egressos um questionário com perguntas abertas e fechadas. Pela quebra de barreira de espaço e flexibilidade de tempo, aliado ao uso de tecnologias, a EAD veio atender a necessidade das pessoas que não conseguiram ingressar no ensino presencial, por isso, o número de alunos nessa modalidade tem aumentado consideravelmente. Mesmo com toda a suas potencialidades, a EAD vivencia muitos desafios, sendo o maior deles, a dúvida com relação a sua qualidade de ensino e a evasão.
Abstract: This study does a survey of the challenges of distance education (EAD) in higher education, from the looks of the graduating students of Degree courses in chemistry and letters. The research has exploratory and descriptive objectives, where will be done a quantitative and qualitative analysis, with a sample of students graduating in these courses of virtual UFC, Russas polo. As for the procedures is a bibliographical research and case study. Where will be apply with the graduating students a questionnaire with open and closed questions. By barrier - breaking of space and time flexibility. Coupled with the use of technologies, the EAD come meet the need of people who could not enter the classroom teaching, this form, the number of students in this modality have increased considerably. Even with all their potential, the EAD experiencing many challenges, being the largest of them, doubt regarding the quality of teaching and evasion.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68899
Appears in Collections:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_tcc_rqvcmaia.pdf1,38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.