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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68887
Tipo: | Dissertação |
Título : | O ensino de sociologia como instrumento para compreensão das realidades: aprendizagem significativa e o uso da imaginação sociológica na construção do sujeito |
Título en inglés: | Teaching sociology as a tool for understanding realities: significant learning and the use of sociological imagination in the construction of the subject |
Autor : | Vale, Fábio Freire do |
Tutor: | Lima Filho, Irapuan Peixoto |
Palabras clave : | Imaginação sociológica;Aprendizagem significativa;Ensino de sociologia;Sociological imagination;Teaching sociology;Meaningful learning |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | VALE, Fábio Freire do. O ensino de sociologia como instrumento para compreensão das realidades: aprendizagem significativa e o uso da imaginação sociológica na construção do sujeito. Orientador: Irapuan Peixoto Lima Filho. 2022. 89 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federaldo Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | Como fazer com que o jovem que está no Ensino Médio possa perceber o seu entorno social para além de uma visão superficial? Com esse questionamento iniciamos o estudo que tem por objetivo compreender como o professor pode melhorar sua prática do Ensino de Sociologia através de instrumentos de pesquisa típicos desta disciplina. Foi realizada uma pesquisa do tipo Survey, com perguntas abertas e fechadas com os estudantes da disciplina de Sociologia, visando compreender o que eles sentem e sabem sobre a vida escolar e sobre temas que fazem parte do cotidiano deles. Dessa forma, buscou-se mostrar ao professor quais as realidades vivenciadas pelos alunos, e, com isso, o professor, no momento da aula, poderá utilizar essas informações para construir um plano de aula focando o Aprendizado Significativo e a Imaginação Sociológica. Para dar fundamentação à essa ideia, trouxe para o debate diversos autores que demonstram que o processo de construção do conhecimento e do sujeito não é algo exclusivo da escola: Piaget (2006), Freire (1993), Vygotsky (2004), Papert (2009), Sacristán (2008) e Ausubel (2000) na Educação e Mills (1982), Lahire (1997), Lima Filho (2017), Gonçalves (2021), Oliveira (2017) e Dayrel (2014) na Sociologia. Estes, além de outros, contribuíram, a partir de suas obras, demonstrando como o desenvolvimento da educação desses estudantes pode acontecer e como eles enxergam a escola, um local de convívio e conflito, que ensina, sim, mas que não possui a exclusividade sobre isso. A pesquisa apontou que as temáticas que são apresentadas nos livros didáticos, como Moda (65,01%), Sexualidade (70,52%), Religião (73,83%), Cotidiano (76,86%), Família (81,82%), Tecnologia (83,47%) e Artes/Cultura (89,53%) possuem uma grande aceitação entre os estudantes, o que possibilita ao professor aplicar o Ensino de Sociologia com foco nesses temas. |
Abstract: | How to make young people in High School able to perceive their social environment beyond a superficial vision? With this questioning we began the study, which aims to understand how teachers can improve their practice of Sociology Teaching through research instruments typical of Sociology. A survey research was carried out, with open and closed questions with students in Sociology, aiming to understand what they feel and know about school life and about themes that are part of the daily life of these youngsters. In this way, we sought to show the teacher the realities experienced by the students, and, thus, the teacher, at the time of the class, will be able to use this information to build a lesson plan focusing on Meaningful Learning and Sociological Imagination. To substantiate this idea, I brought to the debate several authors who demonstrate that the process of knowledge and subject construction is not something exclusive to the school, Piaget (2006), Freire (1993), Vygotsky (2004), Papert (2009), Sacristán (2008) and Ausubel (2000) in Education and Mills (1982), Lahire (1997), Lima Filho (2017), Gonçalves (2021), Oliveira (2017), and Dayrel (2014) in Sociology, among others, contributed, from their works, demonstrating how the development of the education of these students can happen and how they see the school, a place of coexistence and conflict, which teaches, yes, but does not have the exclusivity on this. The research showed that themes, which are presented in the textbooks, such as Fashion (65.01%), Sexuality (70.52%), Religion (73.83%), Everyday life (76.86%), Family (81.82%), Technology (83.47%), and Arts/Culture (89.53%) have a great acceptance among students, which enables the teacher to apply Sociology teaching focused on these themes. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68887 |
Aparece en las colecciones: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC |
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