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Tipo: TCC
Título: Análise da variabilidade do fresado asfáltico e seu impacto na pavimentação asfáltica
Autor(es): Lima Filho, Armando do Rêgo
Orientador: Soares, Jorge Barbosa
Palavras-chave: Asfalto;Pavimentos de asfalto - Qualidade;Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Data do documento: 2016
Citação: LIMA FILHO, Armando do Rêgo. Análise da variabilidade do fresado asfáltico e seu impacto na pavimentação asfáltica. 2016. 60 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: Reciclar o fresado asfáltico é benéfico para redução do consumo de materiais virgens, porém deve-se ter cuidado para não comprometer o desempenho do pavimento asfáltico. Uma preocupação com o uso do fresado está relacionada a variabilidade das propriedades de materiais oriundos de diferentes fontes e como esta variabilidade impacta o pavimento asfáltico. Portanto, objetivou-se nesse estudo analisar a variabilidade da granulometria, do teor de ligante e da viscosidade de fresados asfálticos da Região Metropolitana de Fortaleza e verificar o impacto mecânico e financeiro desta variabilidade. O material coletado na empresa Insttale Engenharia encontrava-se fracionado e foi posteriormente caracterizado segundo as características mencionadas. A partir dos resultados obtidos, foram analisados os impactos que a heterogeneidade causa no volume de vazios, na resistência a tração e no módulo de resiliência de misturas asfálticas. A caracterização dos dados mostrou um coeficiente de variação de 9,96% para o teor de ligante e de 7,02% para a viscosidade do ligante. A curva granulométrica, entretanto, apresentou baixa variação, indicando que com processamento adequado o material é pouco heterogêneo. Constatou-se que a variação da porcentagem de fresado não afetou os parâmetros de volume de vazios e resistência a tração. O módulo de resiliência, entretanto, mostrou-se afetado pela heterogeneidade do fresado, tendo seu coeficiente de variação aumentado de 5,21% em uma mistura sem fresado para 12,31% para uma mistura com fresado. No quesito financeiro, um processamento adequado do material mostrou-se benéfico, com diferença de 3,68% entre a maior e menor redução no custo do ligante virgem considerando que o ligante envelhecido também contribui para a mistura asfáltica
Abstract: Reclaimed asphalt pavement (RAP) is beneficial to reducing the consumption of virgin materials, but it is necessary to be careful not to affect the performance of the asphalt pavement. A major concern with RAP relates to the variability of the material which comes from different sources, and how this variability impacts the pavement. The objective of this study was to analyze the variability of particle sizes, binder content and viscosity from RAP samples from the Fortaleza metropolitan region and to verify the mechanical and economic impact of such variability. The collected material in Insttale Engenharia was fractionated and it was later characterized according to the mentioned characteristics. From the results, the impacts caused by the heterogeneity of the material in the air voids, tensile strength and resilience modulus were analyzed. The characterization resulted in a coefficient of variation of 9.96% for the binder content and 7.02% for the viscosity. The particle size distribution, however, presented low variation which indicated that with adequate processing the material is only slightly heterogeneous. It was found that the variability of RAP’s percentage in the mix did not affect air voids or tensile strength. However, the resilient modulus proved to be affected by RAP’s variability with its coefficient of variation ranging from 5.21% in a mixture with no RAP to 12.31% in a mixture with RAP. With respect to economical aspects, an adequate processing of the material proved to be beneficial with a difference of 3.68% between the highest and lowest cost reduction when taking into account the contribution of the aged binder to the mixture
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68752
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