Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68725
Tipo: TCC
Título : Subsidiando a formação do professor de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor : Carvalho, Elaine de Farias Giffoni
Tutor: Santos, Maria José Costa dos
Palabras clave : Ensino de Matemática;Formação inicial;Sequência Fedathi (SF)
Fecha de publicación : 2019
Citación : CARVALHO, Elaine de Farias Giffoni de. Subsidiando a formação do professor de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Orientadora: Maria José Costa dos Santos. 2019. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho analisa a formação inicial do professor de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nossas indagações de pesquisa se organizam em torno das questões de como subsidiar essa formação, e apresentamos como objetivo principal, compreender o processo de formação matemática dos pedagogos na disciplina de Ensino de Matemática. O referencial teórico utilizado contempla os estudos de Santos (2007, 2015, 2016, 2017, 2018), Borges Neto e Santos (2006) e Alarcão (2005). A investigação foi realizada por meio da abordagem teórico-metodológica da pesquisa qualitativa. O trabalho de campo ocorreu nos meses de março a junho de 2019, na sala 11 da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC). Durante as aulas da disciplina Ensino de Matemática do curso de Pedagogia, o trabalho de campo foi desenvolvido pelo estudo empírico da realidade acadêmica, por meio de observações das práticas da professora titular da disciplina, dentro dos pressupostos da metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF) e das perspectivas das alunas em relação à disciplina. Como instrumento de coleta de dados, usamos o diário de campo. Os resultados deste estudo evidenciam a eficácia da metodologia SF para o Ensino de Matemática e as expectativas dos alunos da disciplina de Ensino de Matemática do curso de Pedagogia em relação a essa disciplina são voltadas para a forma de aprender como ensinar matemática para as crianças e sobre os seus conteúdos, assim como também demonstram receio e repulsa à matemática devido às experiências anteriores.
Abstract: This paper analyzes the initial formation of the mathematics teacher of the early years of elementary school. Our research questions are organized around the questions of how to subsidize this formation, and we present as main objective, to understand the process of mathematical formation of pedagogues in the Mathematics Teaching discipline. The theoretical framework used includes the studies of Santos (2007, 2015, 2016, 2017, 2018), Borges Neto and Santos (2006) and Alarcão (2005). The investigation was carried out through the theoretical-methodological approach of qualitative research. The fieldwork took place from March to June 2019, in room 11 of the Faculty of Education of the Federal University of Ceará (FACED / UFC). During the classes of the Pedagogy Mathematics Teaching course, the fieldwork was developed by the empirical study of the academic reality, through observations of the practices of the subject teacher, within the assumptions of the teaching methodology Sequence Fedathi (SF) and the perspectives of the students regarding the discipline. As a data collection instrument, we use the field diary. The results of this study show the effectiveness of the SF methodology for Mathematics Teaching and the expectations of the students of the Pedagogy Mathematics Teaching discipline in relation to this discipline are focused on how to learn how to teach mathematics to children and about their contents, as well as showing fear and repulsion to mathematics due to previous experiences.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68725
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_tcc_efgcarvalho.PDF1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.