Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68718
Type: | Dissertação |
Title: | O Projeto Professor Diretor de Turma como instrumento de intervenção na formação cidadã. |
Title in English: | The Class Director Professor Project as an intervention instrument in citizen education |
Authors: | Andrade, Ana Paula Rodrigues de |
Advisor: | Lopes, Monalisa Soares |
Keywords: | Diretor de Turma;Aprendizagem;Práticas pedagógicas |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | ANDRADE, Ana Paula Rodrigues de. O Projeto Professor Diretor de Turma como instrumento de intervenção na formação cidadã. Orientadora: Monalisa Soares Lopes. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federaldo Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) na Escola Pública do Estado do Ceará, enquanto esforço de aprimoramento das práticas pedagógicas. O professor diretor de turma é um articulador que colabora com os diversos segmentos escolares vinculados à turma que coordena, cooperando com a gestão escolar. Nessa fase, a pesquisa procurou identificar os impactos causados pela pandemia da Covid-19, assim como, as estratégias utilizadas pelo professor diretor de turma no acompanhamento do aluno. A metodologia aplicada foi norteada por pressupostos da pesquisa qualitativa. Partimos da leitura e análise dos documentos do PPDT, bem como a técnica de aplicação de entrevistas semiestruturada. 36 professores participaram das entrevistas via Google Meet no ano de 2021. As entrevistas foram realizadas virtualmente por causa da pandemia da Covid-19. Os resultados da pesquisa são apresentados de acordo com a análise dos dados coletados na entrevista com os professores, com os coordenadores escolares e com a Coordenação Estadual do projeto. Os relatos dos professores diretores de turma evidenciaram a importância do Projeto Professor Diretor de Turma, principalmente durante a pandemia da Covid-19. Foi o período em que os professores contribuíram para o projeto de Busca Ativa dos alunos ausentes. O que se observou com o trabalho de pesquisa é que o PPDT é um aliado indispensável no desenvolvimento da aprendizagem e da promoção do protagonismo juvenil. No entanto, os depoimentos dos professores diretores de turma revelaram que o projeto necessita de constantes reformulações em torno dos novos desafios os quais o PPDT está sujeito cotidianamente. |
Abstract: | The present work aims to analyze the Teacher Class Director Project (PPDT) in the Public School of the State of Ceará, as an effort to improve pedagogical practices. The class director teacher is an articulator who collaborates with the various school segments, linked to the class he/she coordinates, cooperating with school management. At this stage, the research sought to identify the impacts caused by the Covid-19 pandemic as well as the strategies used by the class director teacher in monitoring the student. The methodology applied was guided by assumptions of qualitative research. We started with the reading and analysis of the PPDT documents, as well as the technique of applying semi-structured interviews. 36 teachers participated in interviews via Google Meet in 2021. The interviews were conducted virtually because of the Covid-19 pandemic. The research results are presented according to the analysis of the data collected in the interview with the teachers, with the school coordinators and with the State Coordination of the project. The reports of the class director teachers highlighted the importance of the Class Director Teacher Project, especially during the Covid-19 pandemic. It was the period in which the teachers contributed to the project of active search for absent students. What was observed with the research work is that the PPDT is an indispensable ally in the development of learning and the promotion of pedagogical practices. However, the testimonies of the class director teachers revealed that the project needs constant reformulations around the new challenges to which the PPDT is subject daily. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68718 |
Appears in Collections: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_dis_aprandrade.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.