Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68709
Tipo: TCC
Título : O ensino da matemática para deficientes visuais
Título en inglés: Teaching mathematics to the visually impaired
Autor : Costa, Maria José Araújo da
Tutor: Queiroz, Plácido Anthony Lima Martins
Co-asesor: Brandão, Jorge Carvalho
Palabras clave : Ensino de matemática;Educação inclusiva;Deficiência visual
Fecha de publicación : 2020
Citación : COSTA, Maria José Araújo da. O ensino da matemática para deficientes visuais. 2020. 30 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2020.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho tem por objetivo, discutir o processo de ensino da matemática para deficientes visuais, mostrar os direitos que são assegurados os portadores de deficiência visual e como se esta sendo trabalhada a educação inclusiva nas escolas. Possibilitar que através desse trabalho os professores possam refletir os métodos de ensino para esses alunos, se realmente estão sendo aplicados e se não mostrar meios para incluir em sala de aula. Conhecer os avanços até hoje conquistado, a história dos deficientes visuais ao longo dos anos, dados da deficiência visual no país. E apresentar alguns métodos de ensino já existente, porém pouco usados por falta de capacitação aos professores, mostrando que é possível o aprendizado desses alunos, seja deficientes ou não através desses conceitos manuseáveis.
Abstract: Or present a work item by objective, discussion or teaching process of mathematics for the visually impaired, show directly that the visually impaired are guaranteed and how inclusive education is being worked on in schools. Enable that, through their work, teachers are able to refine the teaching methods for these students, they are really being applied and do not demonstrate means for inclusion in the classroom. To know the progress of the page conquered, to a story of two visually impaired people a long two years ago, given the country's visual impairment. Present some existing teaching methods, mainly used due to the lack of teacher training, showing that it is possible or learned from some students, it is deficient or not through bad conceptions.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68709
Aparece en las colecciones: MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_tcc_mjacosta.pdf516,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.