Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68663
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Bruno Chaves Correia-
dc.contributor.authorOliveira, Maria Cláudia Alves de-
dc.date.accessioned2022-10-04T19:43:54Z-
dc.date.available2022-10-04T19:43:54Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, M. C. A. Análise de um Shopping Center de atacado de Fortaleza/CE no período da pandemia de COVID-19 à luz do modelo Triple Bottom Line. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68663-
dc.description.abstractSustainability, in its economic, social and environmental aspects, is an important part of the daily life of organizations. This paper aims to analyze the sustainable actions implemented by a wholesale shopping center in Fortaleza/CE during the Covid-19 pandemic period. The triple bottom line model was used, in its three dimensions: economic, social and environmental. The work uses the case study methodology, with descriptive and qualitative research typology; in turn, data were collected through literature review, document analysis, and semi-structured interviews. The results indicated that the measures taken by the company have maintained its economic health so far, but are insufficient in the long term. As for the social and environmental dimensions, it was observed that they received less attention than the economic one, although they were also considered. In the social dimension, the relationship with stakeholders was relevant, as federations and unions acted as intermediaries with the public authorities regarding restrictive measures to contain the coronavirus. With regard to the environmental aspect, actions such as a reduction in the consumption of electricity and water were observed, which was the dimension with the least emphasis. The research reveals, in the specific case, that regarding sustainability in the context of the Covid-19 pandemic, the company relies on the common discourse that seeks to build an image of an organization that goes beyond the pursuit of profit.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectTriple Bottom Linept_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectComércio atacadistapt_BR
dc.titleAnálise de um Shopping Center de atacado de Fortaleza/CE no período da pandemia de COVID-19 à luz do modelo Triple Bottom Linept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA sustentabilidade, em seus aspectos econômico, social e ambiental, é parte importante do cotidiano das organizações. Este trabalho tem como objetivo geral analisar as ações sustentáveis implementadas por um shopping center de atacado de Fortaleza/CE no período da pandemia de Covid-19. Utilizou-se o modelo do triple bottom line, em suas três dimensões: econômica, social e ambiental. O trabalho utiliza a metodologia de estudo de caso, com tipologia de investigação descritiva e qualitativa; por sua vez, os dados foram coletados por meio de revisão de literatura, análise documental, e entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram que as medidas tomadas pela empresa têm mantido sua saúde econômica até o momento, mas são insuficientes à longo prazo. Quanto às dimensões social e ambiental observou-se que receberam menor atenção que a econômica, embora também tenham sido consideradas. Na dimensão social mostrou-se relevante a relação com stakeholders à medida em que, federações e sindicatos, atuaram na intermediação com o poder público quanto às medidas restritivas para a contenção do coronavírus. No que se refere ao aspecto ambiental, ações como redução no consumo de energia elétrica e água foram observadas, tendo sido esta a dimensão de menor destaque. A pesquisa revela, no caso específico, que quanto à sustentabilidade no contexto da pandemia de Covid-19, a empresa apoia-se no discurso comum que busca construir uma imagem de uma organização que vai além da busca do lucro.pt_BR
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_mcaoliveira.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.