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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68623
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os gêneros textuais na formação do professor alfabetizador: implicações para a prática pedagógica |
Autor(es): | MELO, Claudiana Maria Nogueira de |
Orientador: | MAMEDE, Inês Cristina de Melo |
Palavras-chave: | Formação docente;Prática pedagógica;Gêneros textuais;Alfabetização |
Data do documento: | 2009 |
Citação: | MELO, Claudiana Maria Nogueira de. Os gêneros textuais na formação do professor alfabetizador: implicações para a prática pedagógica. Orientadora: Inês Cristina de Melo Mamede. 2009. 215 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Fortaleza, 2009. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar a presença dos gêneros textuais nas experiências formativas (familiares, escolares, acadêmicas e profissionais), de quatro professoras alfabetizadoras de uma escola pública de Fortaleza, e as repercussões que particularmente têm essas experiências para a prática pedagógica. O quadro teórico deste estudo foi organizado em três temáticas agrupadas nas discussões sobre alfabetização/letramento (FERREIRO E TEBEROSKY, 1985; SOARES 2002); gêneros textuais (BAKHTIN, 1992; BRONCKART, 1999; MARCUSCHI 2003, SCHNEUWLY E DOLZ, 2004) e formação docente (GARCIA, 1995; GÓMEZ, 1995; SCHÓN, 1992; ÓVOA, 1992; ZEICHNER, 1995, PIMENTA 2002; TARDIF, 2002). A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, especificamente estudo de caso de observação, desenvolvido no período de setembro de 2007 a janeiro de 2008. Os procedimentos metodológicos envolveram: entrevistas com as professoras e observações da prática pedagógica. Os resultados desta investigação evidenciaram que todas as docentes foram alfabetizadas tendo a cartilha, como principal recurso, e que demarcou em suas experiências a carência da diversidade textual na escolarização. Essa lacuna deixada pela escola, provavelmente, teve repercussões no letramento dessas educadoras. Em contrapartida, essas professoras tiveram a presença atuante de um leitor, em suas famílias, que se tornaram referência em suas vidas ajudando a constituir o hábito e o prazer pela leitura. Outra constatação é a de que os gêneros textuais contos, lendas, fábulas e histórias em quadrinhos destacaram-se como as experiências mais significativas dessas professoras na infância, e o romance foi o gênero textual lido na adolescência. Verificou-se ainda, que a formação inicial é compreendida por elas como experiência positiva e de importância para suas atuações no magistério, contudo, não se localizaram evidências de subsídios teóricos que sistematizassem o trabalho com gêneros textuais. No tocante à formação continuada, alguns gêneros textuais como lista, conto, e outros que as crianças saber de cor (parlendas, poemas etc) vão emergir como componente de estudos, muito embora os conhecimentos revelados acerca desses gêneros se tenham apresentado de forma fragmentada e superficial entre as docentes. Com relação à prática pedagógica desenvolvida em sala de aula, observou-se que os gêneros textuais mais utilizados pelas professoras foram contos, calendário, agenda escolar, quadro de rotina, lista e poema. De forma menos frequente e de uso não comum a todas as professoras identificaram-se os jogos de regras, receita, parlenda e bilhete. Quanto à presença, frequência e qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido com gêneros textuais na sala de aula, foram identificados ainda, alguns fatores que se apresentaram como variáveis importantes à sua proposição: familiaridade e o gosto pessoal da professora por determinados gêneros, interesse demonstrado por seus alunos e a segurança didática que a docente acreditava ter no trabalho com alguns gêneros textuais. Em suma, concluiu-se que as experiências significativas com os gêneros textuais ao longo da vida, nas diversas instâncias formativas, têm repercussões para a prática pedagógica e para o desenvolvimento pessoal e profissional do professor alfabetizador. |
Abstract: | Cette recherche a eu pour but examiner Ia présence des gemes textuels dans les expériences formatives (familiales, écoliêres, académiciennes et professionnelles) de quatre professeurs responsables de l'alphabetisation d'une école publique de Fortaleza, et les répercussions que particuliêrernent ont ces expériences pour Ia pratique pédagogique. Le cadre théorique de cette étude a été organisé sur trois thématiques emblées dans les discussions sur I'alphabétisation/aquisition du langage écrit (FERREIRO E TEBEROSKY, 1985; SOARES 2002); gemes textuels (BAKHTIN, 1992; BRONCKART, 1999; MARCUSCHI 2003, SCHNEUWLY E DOLZ, 2004) et formation enseignant (GARCIA, 1995; GÓMEZ, 1995; SCHÓN, 1992; NÓVOA, 1992; ZEICHNER, 1995, PIMENTA 2002; TARDIF, 2002). La méthodologie ultilisée a été l'approche qualicative, surtout l'étude de cas d'observation, developpé dans Ia période de septembre 2007 à janvier 2008. Les démarches méthodolgiques engagées: des entretiens avec les professeurs et des observations de Ia pratique pédagogique. Les ré ultats de cette recherche ont montré que tous les professeurs ont été alphabetisés en ayant le syllabaire, comnie le principal resource, et qui a démarqué dans ses expériences I absence de diversité textuelle dans Ia scolarisation. Cette lacune laissée par l'école, probablement, a été des repercussions dans l'aprendissage de Ia langue écrite de ces professeurs. Par contre, ces professeurs ont été Ia présence opérante d'un lecteur, dans leurs familles, qui ont devenus des modeles dans leurs vies en aidant comme cela à construire l'habitude et le plaisir de Ia lecture. Une autre constatation est celle de que les gemes textuels, les contes, les legendes, les fables et les bandes dessinées se sont detachées commes les expériences les plus significatives de ces professeurs à l'enfance, et le roman a été le geme textuel lu pendant l' adolescence. On a vérifié encore, que Ia formation initiale est comprise par elles comme une expérience positive et qui a une grande importance à leurs performances dans le magistaire, par contre, on a pas observé des évidences des subventions théoriques qui systématisent le travil avec les gemes textuels. Par rapport Ia formation continuée, certains gemes textuels comme Ia liste, le conte, et d'autres que les enfants apprennent par coeur (jeux de mots, poêrnes, etc) vont émerger comme des éléments d'étude, bien que beaucoup de fois les connaissances devoilés par rapport ce geme se sont révelées de maniere fragmentée et superficielle entre les enseignants. Par rapport Ia pratique pédagogique developée dans Ia salle de lasse, on a verifié que les gemes textuels plus utilisés par les professeurs ont été les contes, les calendriers, I' agenda écoliêre, le tableau du quotidien, Ia liste et le poêrne. De façon moins fréquente et pas beaucoup utilisé par les professeurs on a identifié les jeux de regles, Ia recette, les jeux de mots et le billet. Par rapport Ia présence, Ia fréquence et Ia qualité du travail pédagogique developpé avec les gemes textuels dans Ia alle de classe, ont été identifiés encore, quelques facteurs qui se sont présentés comme de variables importants à sa proposition : familiarité et le goüt personnel du professeur pour certains gemes, intéret démontré par leurs élêves et l'assurence didactique que le professeur croyait avoir dans le travail avec certains gemes textuels. En somme, on concluit que les expériences siginificatives avec les gemes textuels tout au long de Iaie, dans pIusieurs instances formatives, ont des repercurssions pour Ia pratique pédagogique et pour Ie déveIoppement personneI du professeur responsabIe de I alphabetisation. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68623 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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