Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68621
Tipo: TCC
Título : Avaliação da experiência do jogador: um breve panorama de instrumentos e oportunidades de pesquisa
Título en inglés: Player experience evaluation: a brief panorama of instruments and research opportunities
Autor : Aragão Filho, João Bosco Borges
Tutor: Darin, Ticianne de Gois Ribeiro
Palabras clave : Experiência do jogador;Experiência do usuário;Jogos digitais;Abordagens de avaliação;Player Experience;Evaluation Approaches
Fecha de publicación : 2020
Citación : ARAGÃO FILHO, João Bosco Borges. Player experience evaluation: a brief panorama of instruments and research opportunities. 2020. 18 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumen en portugués brasileño: As influências, métricas e aplicações da Experiência do Usuário (UX) têm sido investigadas em diversos contextos e é reconhecida como uma força motriz para promover escolhas de desenvolvimento de jogos. Recentemente, tem havido um crescente interesse e necessidade de explorar a experiência no contexto de jogos digitais, que requerem formas particulares de componentes de Player Experience (PX) devido à sua interação. Essas particularidades dos jogos digitais trazem alguns modelos, características e métodos de avaliação específicos baseados nesse campo. Portanto, tanto os profissionais da indústria quanto os pesquisadores devem fazer escolhas informadas ao planejar essas avaliações. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um breve panorama de como o PX tem sido avaliado e discutir seus conceitos relacionados, com base na análise de 58 instrumentos de avaliação do PX. A análise de dados fornece uma visão sobre os rumos que a pesquisa sobre avaliação de PX está tomando e indica oportunidades futuras de pesquisa.
Abstract: The influences, metrics, and applications of User Experience (UX) have been investigated in various contexts and is acknowledged as a driving force to promote game development choices. Recently, there has been a growing interest and need to explore the experience in the context of digital games, which require particular forms of Player Experience (PX) components due to their interaction. These particularities of digital games bring some specific models, characteristics and evaluation methods based on this field. Therefore, both industry professionals and researchers must make informed choices when planning these assessments. This research aims to provide a brief panorama on how PX have been evaluated, and discuss its related concepts, based on the analysis 58 PX evaluation instruments. The data analysis provides a glance on the directions the research on PX evaluation is taking and indicates future research opportunities.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68621
Aparece en las colecciones: SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Artigos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_tcc_jbafilho.pdf980,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.