Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68576
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de filosofia na escola estadual de educação profissional: uma relação entre educação e sociedade
Título em inglês: The teaching of philosophy in the state school of professional education: a relationship between education and society
Autor(es): Lima, Iseuda Ferreira de
Orientador: Almeida, José Carlos Silva de
Palavras-chave: Educação;Filosofia;Sociedade;Trabalho;Education;Philosophy;Society;Job
Data do documento: 2022
Citação: LIMA, Iseuda Ferreira de. O ensino de filosofia na escola estadual de educação profissional: uma relação entre educação e sociedade. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O presente trabalho pretende refletir sobre o ensino de Filosofia na escola de educação profissional integrada ao ensino médio. As escolas estaduais de educação profissional iniciaram suas atividades no Ceará, em 2008. Tornei-me professora de Filosofia em uma escola profissional no município de Tabuleiro do Norte (CE), em 2011. Ao iniciar minhas atividades, percebi que a escola tinha como missão formar futuros técnicos e empreendedores para atuar nos diferentes campos do mercado, mas, por ser integrada, possui também como objetivo ser um degrau de acesso ao ensino superior. Ao ler sobre o Modelo de Gestão intitulado Tecnologia Empresarial Socioeducacional, inquietou-me saber como a disciplina de Filosofia tem seu espaço garantido nessas escolas. Sabe-se que a disciplina de Filosofia, no decorrer da organização estrutural da educação no Brasil, sempre sofreu alterações quanto à sua obrigatoriedade na composição curricular do ensino médio, em especial no ensino médio técnico. A inclusão ou exclusão do ensino de Filosofia no currículo escolar das escolas de ensino técnico, e atualmente das escolas de educação profissional, deu-se em virtude do perfil de mão de obra oriunda da escola pública e dos momentos históricos nos quais essas escolas estão inseridas. Pensar uma disciplina de caráter crítico em uma escola cuja pretensão é fornecer à sociedade um modelo de cidadão e trabalhador qualificado possibilitou pensar como seria possível conciliar técnica e crítica. Na tentativa de entender esse processo de alinhamento, utilizei como literatura de base a obra Educação e sociologia, de Émile Durkheim. Nela, o autor pretende estabelecer uma relação entre educação e sociedade. Partindo desse pressuposto, é possível, sim, a disciplina de Filosofia se fazer presente no currículo da escola profissional, já que esta procura integrar educação e trabalho. Nesse sentido foi interessante e imprescindível saber da jovem geração da escola de educação profissional a importância da disciplina de Filosofia na sua formação profissional e social.
Abstract: The present work intends to reflect on the teaching of Philosophy in the school of professional education integrated to the high school. State vocational education schools started their activities in Ceará in 2008. I became a philosophy teacher at a professional school in the municipality of Tabuleiro do Norte (CE), in 2011. When I started my activities, I realized that the school's mission was to train future technicians and entrepreneurs to work in the different fields of the market, but, as it is integrated, it also aims to be a stepping stone to higher education. When reading about the Management Model entitled Socio-educational Entrepreneurial Technology, I was disturbed to know how the discipline of Philosophy has its space guaranteed in these schools. It is known that the discipline of Philosophy, in the course of the structural organization of education in Brazil, has always undergone changes regarding its mandatory nature in the curricular composition of high school, especially in technical high school. The inclusion or exclusion of Philosophy teaching in the school curriculum of technical education schools, and currently of professional education schools, was due to the profile of the workforce coming from the public school and the historical moments in which these schools are inserted. Thinking about a discipline of critical character in a school whose intention is to provide society with a model of citizen and skilled worker, made it possible to think about how it would be possible to reconcile technique and criticism. In an attempt to understand this alignment process, I used Émile Durkheim's Education and sociology as a base literature, in which the author intends to establish a relationship between education and society. Based on this assumption, it is possible for the discipline of Philosophy to be present in the curriculum of the professional school, since it seeks to integrate education and work. In this sense, it was interesting and essential to know from the young generation of the professional education school the importance of the discipline of Philosophy in their professional and social formation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68576
Aparece nas coleções:PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_iflima.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.