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Tipo: TCC
Título : Inclusão por meio da experiência sensorial da capa do disco Caetano Veloso (1968) para pessoas com deficiência visual
Autor : Guimarães, Thaís de Cássia Colares
Tutor: Barros, Camila Bezerra Furtado
Palabras clave : Produção gráfica;Acessibilidade;Rogério Duarte;Tradução intersemiótica;Inclusão;Caetano Veloso;Disco de vinil;Tropicália
Fecha de publicación : 2022
Citación : GUIMARÃES, T.C.C. Inclusão por meio da experiência sensorial da capa do disco Caetano Veloso (1968) para pessoas com deficiência visual. 2022. 88 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, 2022.
Resumen en portugués brasileño: A realização deste trabalho é consequência do desejo de ampliação da experiência sensorial do movimento artístico Tropicália às pessoas com deficiência visual, em especial ao que se refere à obra gráfico-visual do designer baiano Rogério Duarte para a capa do disco Caetano Veloso (1968). Neste propósito, esta pesquisa utiliza-se de uma metodologia híbrida para promover, introdutoriamente, uma aproximação ao contexto histórico e às características que envolvem a Tropicália, ancorada na obra de Chico Homem de Melo (2008); e abordar um estudo acerca da possibilidade de proporcionar uma leitura, por meio da produção gráfica e de códigos táteis, do que foi intencionado por Duarte para o álbum-ícone do movimento. Para isso, aplica direcionamentos de Julio Plaza (2003) sobre tradução intersemiótica e aproxima-se de recursos da produção gráfica através de Ambrose (2009), a fim de traduzir e ampliar a experiência de apreciação para pessoas com deficiência visual com a elaboração de um artefato similar à capa, que seja capaz de congregar as propostas de acessibilidade e inclusão.
Abstract: The realization of this project is a consequence of the desire to amplify the sensory experience of the artistic movement Tropicália to people with visual impairment, in particular to what refers to the graphic visual work of the designer from Bahia, Rogério Duarte, to the cover of the disk Caetano Veloso (1968). For this purpose, this research is based on a hybrid methodology to promote, introductory, an approach to the historical context and the characteristics that involve Tropicália, anchored in the work of Chico Homem de Melo's (2008)'s work; and approach a study about the possibility of providing a reading, through graphic production and tactile codes, of what was intended by Duarte for the icon album of the movement. For this, the research applies guidance by Julio Plaza (2003) on intersemiotic translation, approaching graphic production resources through Ambrose (2009), to translate and expand the experience of appreciation for people with visual impairments with the elaboration of a possibility similar to the disk cover, which is capable of bringing together the proposals of accessibility and inclusion.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68555
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