Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68516
Type: TCC
Title: Os jogos matemáticos no ensino-aprendizado: o lúdico na torre de Hanói
Title in English: Mathematical games in teaching-learning: the ludic in the tower of Hanoi
Authors: Ribeiro, José Facileno do Nascimento
Advisor: Holanda, Felipe D'Angelo
Keywords: Jogos matemáticos;Motivação do aluno;Raciocínio;Aprendizagem
Issue Date: 2020
Citation: RIBEIRO, José Facileno do Nascimento.Os jogos matemáticos no ensino-aprendizado: o lúdico na torre de Hanói. 2020. 32 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Beberibe, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Parando para analisar os alunos percebeu-se que não existia uma motivação muito grande para as disciplinas exatas desde o quinto ano até o oitavo, notou-se também que eles viram a matemática como algo difícil e muitas vezes inacessível, se tornando assim desmotivados. Então pensamos em algumas técnicas para o desenvolvimento do cálculo mental matemático senso crítico, melhores noções de lógica dando assim ao aluno mas autonomia. Dessa forma se torna necessário o desenvolvimento e estudo de formas lúdicas de ensino mostrando as discentes que existem formas práticas e que chama a atenção para o ensino da matemática desenvolvendo o interesse dos estudantes enriquecendo a metodologia de aula dos professores Desta forma percebemos que o trabalho em sala deve ser como experimentar ações científicas dando assim o aluno há possibilidade te buscar seu próprio conhecimento através da curiosidade, desta forma o aluno desenvolve maior ligação interesse com as disciplinas exatas com matemática por exemplo desta forma desenvolvendo junto com o professor muito mais curiosidade e conhecimento, com uma participação maior de ambas as partes Objetivo do jogo torre de Hanói exige concentração e fogo para que o aluno consiga movimentar os discos do jogo corretamente obedecendo as regras na menor quantidade possível de movimentos, assim nossos alunos conseguem exercitar sua concentração e muitas vezes criando uma competição saudável entre os colegas melhorando a participação e a concentração também no geral, desenvolvendo o foco como um todo.
Abstract: Stopping to analyze motivated students that there is not a great motivation for the exact subjects from the fifth year to the eighth year, it was also noted that they saw mathematics as something difficult and often inaccessible, thus becoming unmotivated. So we thought of some techniques for the development of mathematical mental calculation, critical sense, better notions of logic thus giving the student more autonomy. Thus, it is necessary to develop and study playful forms of teaching, showing students that there are practical forms and that draws attention to the teaching of mathematics, developing the interest of students,enriching the teachers' classroom methodology. classroom should be like experimenting with scientific actions giving the student the possibility to seek his own knowledge through curiosity, in this way the student developing greater interest with the exact subjects with mathematics for example thus developing with the teacher much more curiosity and knowledge , with a greater participation of both parties Objective of the game Tower of Hanoi requires concentration and fire so that the student can move the game discs correctly obeying the rules in the least possible amount of movements, so our students exercise their concentration and often creation a healthy competition between the school improved participation and concentration also in general, developing the focus as a whole.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68516
Appears in Collections:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_tcc_jfnribeiro.pdf341,05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.