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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68426
Type: | TCC |
Title: | Um estudo sobre o uso e classificação de aleatoriedade em jogos de estratégia |
Title in English: | A study on the use and classification of randomness in strategy games |
Authors: | Sousa, Kaian Araújo |
Advisor: | Maia, José Gilvan Rodrigues |
Keywords: | Aleatoriedade;Incerteza;Jogos de estratégia;Risco;Mecânica de jogos |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | SOUSA, Kaian Araújo. Um estudo sobre o uso e classificação de aleatoriedade em jogos de estratégia. 2022. 82 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A aleatoriedade é uma mecânica de jogos que causa diferentes opiniões nos jogadores e desen- volvedores de jogos. Ela cria risco, incerteza e chance, porém esses elementos podem causar grande frustração. Mesmo assim, a aleatoriedade não deixa de ser usada até mesmo em jogos digitais de estratégia, em que planejamento do que vem a acontecer é necessário, colocando os desenvolvedores em uma posição delicada. Em vista dessas opiniões divergentes, essa pesquisa buscou descobrir como a aleatoriedade é aplicada no gênero de estratégia e os efeitos dessas aplicações através das cinco etapas seguintes: (1) Listagem de bases de pesquisa de jogos; (2) Listagem de 40 jogos de estratégia a serem analisados; (3) Pesquisa de críticas profissionais em cada um dos jogos listados; (4) Análise comparativa dos elementos de aleatoriedade observados; (5) Classificação dos usos de aleatoriedade examinados. Essa investigação permitiu identificar diferentes funções da aleatoriedade e seus efeitos, além de observar aplicações dessa mecânica que definem gêneros alternativos inteiros de jogos estratégicos. |
Abstract: | Randomness is a game mechanic that causes different opinions in gamers and game developers. It creates risk, uncertainty, and chance, but these elements can cause a lot of frustration. Even so, randomness is still used, even in digital strategy games, where planning what happens next is necessary, putting developers in a delicate position. Given these differing opinions, this research sought to discover how randomness applies in the strategy genre and the effects of those applications through the following five steps. (1) Listing of game research bases, (2) ) List of 40 strategy games to be analyzed, (3) Survey of professional reviews in each of the listed games, (4) Comparative analysis of the observed randomness elements, (5) Classification of the examined uses of randomness. At the end of the process, different functions of randomness, and their effects, were identified, in addition to observing its applications that define entire alternative genres of strategic games. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68426 |
Appears in Collections: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias |
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