Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68354
Type: | TCC |
Title: | A importância do lúdico no ensino de matemática: um estudo de caso no ensino fundamental |
Title in English: | The importance of play in mathematics teaching: a case study in elementary school |
Authors: | Domingos, Jean Carlo |
Advisor: | Brandão, Jorge Carvalho |
Keywords: | Matemática;Ludicidade;Aprendizagem significativa |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | DOMINGOS, Jean Carlo. A importância do lúdico no ensino de matemática: um estudo de caso no ensino fundamental. 2020. 25 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Um novo processo educativo de ensino de matemática vem sendo discutido por toda a comunidade escolar, objetivando uma aprendizagem significativa, pois ensinar matemática muitas vezes é um desafio principalmente para conseguir a aprendizagem de alguns alunos, um método vem tento um resultado eficaz para alcançar esse objetivo que é através do lúdico, que são jogos educativos que facilitam a compreensão de algumas situações e despertam nos alunos o interesse de participar e consequentemente o ensino- aprendizagem acontece de maneira prazerosa. Atualmente muitos professores participam de oficinas e de formações para implantar essa prática em suas aulas, o conhecimento através do lúdico torna a aprendizagem significativa. É, nesta perspectiva, que está pesquisa tem como objetivo de conhecer os benefícios e os desafios do ensino da matemática através do lúdico para melhorar o ensino – aprendizagem, tento como referência os autores Piaget, Vygotsky, Kamii e Declark, entre outros que falam sobre o ensino da matemática e defendem a prática do lúdico na sala de aula como o resultado positivo de uma aprendizagem satisfatória. Mostrando a importância do ensino da matemática através do lúdico no ensino fundamental, a fim de facilitar o processo de ensino-aprendizagem e com isso desenvolver as habilidades dos alunos: criatividade, trabalho em equipe e raciocínio lógico para facilitar a resolução de problemas entre outras. |
Abstract: | A new educational process of teaching mathematics has been discussed by the entire school community, aiming at meaningful learning, as teaching mathematics is often a challenge mainly to achieve the learning of some students, a method has been trying an effective result to achieve this goal which is through play, which are educational games that facilitate the understanding of some situations and arouse students' interest in participating and, consequently, teaching and learning takes place in a pleasant way. Currently, many teachers participate in workshops and training to implement this practice in their classes, knowledge through play makes learning meaningful. It is, in this perspective, that this research aims to know the benefits and challenges of teaching mathematics through play to improve teaching - learning, I try as a reference the authors Piaget, Vygotsky, Kamii and Declark, among others who talk about teaching mathematics and defend the practice of playfulness in the classroom as the positive result of satisfactory learning. Showing the importance of teaching mathematics through play in elementary school, in order to facilitate the teaching- learning process and thereby develop students' skills: creativity, teamwork and logical reasoning to facilitate problem solving among others. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68354 |
Appears in Collections: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_jcdomingos.pdf | 484,72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.