Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68325
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Aprendizagem baseada em projetos: percepção dos discentes do curso de engenharia de produção |
Title in English: | Project based learning: industrial engineering students’ perception |
Authors: | Maia, Macilene Maria Monteiro Carmo, Breno Barros Telles do Pontes, Renata Lopes Jaguaribe |
Keywords: | Aprendizagem baseada em problemas;Desenvolvimento de habilidades;Observação participante;Ambiente de aprendizagem |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico |
Citation: | CARMO, B. B. T.; MAIA, M. M. M.; PONTES, R. L. J. et al. Aprendizagem baseada em projetos: percepção dos discentes do curso de engenharia de produção. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, vol. 7, jan./dez. 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1518 |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As metodologias ativas colocam o discente no centro do processo de aprendizagem, estimulando a criatividade e a autonomia, entre outras competências. Esta pesquisa avalia a percepção discente acerca da utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na disciplina de Fundamentos de Engenharia de Produção em três dimensões: competências desenvolvidas; desafios e dificuldades e; ambiente de aprendizagem, comparando os resultados obtidos com o que é preconizado na literatura. A metodologia utilizada foi dividida em duas etapas: (i) avaliação da percepção geral dos discentes matriculados na disciplina por meio de questionário e (ii) realização de entrevistas semiestruturadas para o aprofundamento da análise, com o objetivo de explorar os elementos que justificam os resultados obtidos por meio dos questionários. A pesquisa revelou que os discentes perceberam que a ABP proporciona um ambiente de aprendizagem criativo, dinâmico e contextualizado, além de aprimorar o pensamento crítico, a desenvoltura em trabalhos em grupo e a autonomia. O principal desafio identificado é a carga de trabalho potencialmente excessiva. |
Abstract: | Active methodologies, such as Project Based Learning (PBL), are able to stimulate students’ active attitudes, promoting soft skills development, such as creativity and autonomy. This research evaluates students’ perception about a learning strategy based on PBL developed at Industrial Engineering course. The methodology followed two phases: (i) students’ perception analysis through a questionnaire and (ii) interviews as further analysis, in order to explore the elements that justify the results obtained from the first phase. The research revealed that PBL promoted a creative, dynamic and contextualized learning environment, able to develop on the students critical thinking, social skills and autonomy competences. However, they identified workload as a challenge. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68325 |
ISSN: | 2446-774X |
Appears in Collections: | DEPR - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_art_bbtecarmo.pdf | 950,78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.