Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68325
Type: Artigo de Periódico
Title: Aprendizagem baseada em projetos: percepção dos discentes do curso de engenharia de produção
Title in English: Project based learning: industrial engineering students’ perception
Authors: Maia, Macilene Maria Monteiro
Carmo, Breno Barros Telles do
Pontes, Renata Lopes Jaguaribe
Keywords: Aprendizagem baseada em problemas;Desenvolvimento de habilidades;Observação participante;Ambiente de aprendizagem
Issue Date: 2021
Publisher: Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico
Citation: CARMO, B. B. T.; MAIA, M. M. M.; PONTES, R. L. J. et al. Aprendizagem baseada em projetos: percepção dos discentes do curso de engenharia de produção. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, vol. 7, jan./dez. 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1518
Abstract in Brazilian Portuguese: As metodologias ativas colocam o discente no centro do processo de aprendizagem, estimulando a criatividade e a autonomia, entre outras competências. Esta pesquisa avalia a percepção discente acerca da utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na disciplina de Fundamentos de Engenharia de Produção em três dimensões: competências desenvolvidas; desafios e dificuldades e; ambiente de aprendizagem, comparando os resultados obtidos com o que é preconizado na literatura. A metodologia utilizada foi dividida em duas etapas: (i) avaliação da percepção geral dos discentes matriculados na disciplina por meio de questionário e (ii) realização de entrevistas semiestruturadas para o aprofundamento da análise, com o objetivo de explorar os elementos que justificam os resultados obtidos por meio dos questionários. A pesquisa revelou que os discentes perceberam que a ABP proporciona um ambiente de aprendizagem criativo, dinâmico e contextualizado, além de aprimorar o pensamento crítico, a desenvoltura em trabalhos em grupo e a autonomia. O principal desafio identificado é a carga de trabalho potencialmente excessiva.
Abstract: Active methodologies, such as Project Based Learning (PBL), are able to stimulate students’ active attitudes, promoting soft skills development, such as creativity and autonomy. This research evaluates students’ perception about a learning strategy based on PBL developed at Industrial Engineering course. The methodology followed two phases: (i) students’ perception analysis through a questionnaire and (ii) interviews as further analysis, in order to explore the elements that justify the results obtained from the first phase. The research revealed that PBL promoted a creative, dynamic and contextualized learning environment, able to develop on the students critical thinking, social skills and autonomy competences. However, they identified workload as a challenge.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68325
ISSN: 2446-774X
Appears in Collections:DEPR - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_art_bbtecarmo.pdf950,78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.