Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68274
Tipo: | TCC |
Título : | A discalculia e os benefícios da intervenção lúdica no ensino fundamental |
Título en inglés: | Dyscalculia and the benefits of ludic intervention in elementary school |
Autor : | Silva, Gilson Carlos Miranda da |
Tutor: | Araújo, Francisco Cleuton de |
Palabras clave : | Discalculia;Ludicidade;Ensino fundamental;Aprendizagem |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | SILVA, Gilson Carlos Miranda da. A discalculia e os benefícios da intervenção lúdica no ensino fundamental. 2020. 38 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Entender o que prejudica o aprendizado matemático é um dos principais desafios para o professor em sala de aula, dessa forma torna-se essencial que o educador conheça as características do transtorno que dificulta a compreensão de sua disciplina e desenvolva métodos de ensino que promovam a inclusão matemática dos alunos com discalculia. Este presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, cujo objetivo geral é apresentar as principais características da discalculia e demonstrar os benefícios da intervenção lúdica na educação matemática de alunos que convivem com este transtorno. No decorrer das revisões bibliográficas, fica esclarecido a importância dos métodos lúdicos na educação de alunos com discalculia, atuando como objetivo de inclusão e resgate da motivação em aprender, bem como a necessidade dos professores em adquirir conhecimentos acerca deste transtorno de aprendizagem matemática pouco explorado e discutido no ambiente escolar. |
Abstract: | Understanding what impairs mathematical learning is one of the main challenges for the teacher in the classroom, so it is essential that the educator knows the characteristics of the disorder that makes it difficult to understand his discipline and develop teaching methods that promote inclusion mathematics of students with dyscalculia. This present work consists of a bibliographic research, whose general objective is to present the main characteristics of dyscalculia and demonstrate the benefits of playful intervention in the mathematical education of students who live with this disorder. During the bibliographic reviews, the importance of playful methods in the education of students with dyscalculia is clarified, acting as an objective of inclusion and rescue of the motivation to learn, as well as the need for teachers to acquire knowledge about this little explored mathematical learning disorder and discussed in the school environment. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68274 |
Aparece en las colecciones: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_gcmsilva.pdf | 604,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.