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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Estudo da influência da maré sob a remobilização do material em suspensão no período de enchente no canal do porto da barra grande, Icapuí- CE.
Autor : Maia, Guilherme Augusto Mendonça
Souza, Ian Cerdeira de Oliveira
Abreu Neto, João Capistrano
Freire, George Satander Sá
Medeiros, Matheus Edson Mendes
Palabras clave : Dinâmica Costeira;Canal de Maré;Material em Suspensão;Tidal depositional systems;Tidal Channel;Suspended material
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Estudos geológicos (UFPE)
Citación : MAIA, Guilherme Augusto Mendonça; SOUZA, Ian Cerdeira de Oliveira; ABREU NETO, João Capistrano de; FREIRE, George Satander Sá; MEDEIROS, Matheus Edson Mendes. Estudo da influência da maré sob a remobilização do material em suspensão no período de enchente no canal do porto da barra grande, Icapuí- CE. Estudos geológicos (UFPE), Recife v. 29, n. 2, p. 54-62, 2019.
Resumen en portugués brasileño: Os canais de maré são classificados como áreas que possuem a maré como principal agente de transporte. Diante ao fluxo bidirecional, presente ao longo do canal, são formados bancos arenosos não vegetados circundados, normalmente, por planícies lamosas vegetadas, onde, ocasionalmente o tráfego hidroviário pode ser interrompido, devido ao acúmulo de sedimentos ao redor dos bancos. O Porto da Barra Grande, localizado no município de Icapuí, extremo leste cearense, é utilizado pela comunidade local como estaleiro e ancoradouro para os barcos pesqueiros da região, margeado por mangues e salinas a área apresenta atividade intensas. A economia local está fortemente ligada a atividade pesqueira, que vem sendo prejudicada pelo progressivo assoreamento do canal, dificultando a navegação dos barcos. Dessa maneira, essa pesquisa teve como objetivo analisar e avaliar a influência da maré de enchente na taxa de sedimentação e erosão dentro do canal, a fim de auxiliar nas políticas de gestão, levantando aspectos como velocidade e direção da corrente, material em suspensão e morfologia de seções do canal. Para isso, realizou-se medições no canal em um turno de seis horas consecutivas durante o período de enchente, com coletas de amostras de material em suspensão, leituras regulares do nível de profundidade do canal e aquisição de dados correntométricos. Diante às aquisições e observações em campo, calculou-se a vazão líquida e sólida do canal correspondente ao período, demonstrando a intensa dinâmica de transporte dos sedimentos em suspensão no canal. Através dos resultados comprovou-se a alta dinâmica sedimentar do material em suspensão e caracterizou-se o comportamento hidrodinâmico local sob influência da maré. Dessa forma, os resultados auxiliam em pesquisas para o gerenciamento de obras costeiras futuras, com a finalidade de sanar o contínuo assoreamento do canal que impacta diretamente às atividades econômicas e sociais da região.
Abstract: Tidal channels are areas that the main transport agent is the tidal. Facing the bidirectional flow along the canal, non-vegetated sandy banks are formed, usually surrounded by vegetated mudflats, where occasionally the waterway traffic may be interrupted due to sediment accumulation around the banks. The Barra Grande Port, located in the city of Icapuí, Far East of Ceará, is used by the local community as a shipyard and anchorage for fishing boats, bordered by mangroves and salt marshes. The fishing activity is one of the principal pillars of the local economy, which has been hindering, due to the progressive siltation of the canal, making difficult to navigate the boats. This research aimed to analyze and evaluate the influence of flood tide on sedimentation and erosion rate within the channel, in order to assist management policies, raising aspects such as current speed and direction, material in suspension and morphology of channel sections. For that, measurements were made on the channel in a six-hour shift during the flood period, with sample of suspended material, regular channel depth level readings and current data acquisition. Given the samples and field observations, the researchers calculated the liquid and solid canal flow corresponding to the period, demonstrating the intense transport dynamics of suspended sediments in the channel. The results confirmed the strong sedimentary dynamics of the suspended material and the characterization of the local hydrodynamic behavior under the influence of the tide. Therefore, the results support research for the management of future coastal works, in order to remedy the continuous siltation of the channel that directly affects the economic and social activities of the region.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68247
ISSN : 1980-8208
Aparece en las colecciones: LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

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