Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68154
Tipo: | Tese |
Título : | Performance, artivismo e marcadores de diferenças: processos de aprendizagens sobre o gênero, raça e classe com o grupo Tambores de Safo |
Autor : | Albuquerque, Bartira Dias de |
Tutor: | Gussi, Alcides Fernando |
Palabras clave : | Performance;Artivismo;Gênero;Raça;Classe;Tambores de safo;Aprendizagem;Diferenças;Resistência;Gender;Race;Class |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | ALBUQUERQUE, Bartira Dias de. Performance, artivismo e marcadores de diferenças: processos de aprendizagens sobre o gênero, raça e classe com o grupo Tambores de Safo. Orientador: Alcides Fernando Gussi. 2018. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | A presente tese atenta para discussões de gênero, classe e raça por meio da ampliação do conceito de performance como ritual, arte e aprendizagem pedagógica para pensar a respeito das diferenças vivenciadas e marcadas pelo grupo feminista Tambores de Safo - TS, da cidade de Fortaleza. Esse grupo, e as histórias de resistências das mulheres que dele fazem parte, trazem especificidades uma vez que suas músicas, encontros, shows e reuniões circulam em torno de diversas discriminações que as integrantes do TS já sofreram e sofrem na sociedade por serem mulheres, em sua maioria negra, lésbicas, bissexuais e periféricas. Para tanto, me adentro nas análises metodológicas da Antropologia Feminista e da Antropologia da Performance na busca por uma reflexão acerca das diferenças no coletivo de batuqueiras. Trago a experiência da performance do TS em três níveis de análises: a partir de Turner (1974), como ritual, passando por Fabião (2009) para pensar acerca da performance como arte, até chegar a Butler (2009) e Preciado (2008) para situá-la na questão de gênero. Estes estudos se seguem por meio da construção da trajetória do grupo TS e do que pude vivenciar com elas, que abre espaço para as questões de gênero, classe e raça, levando, para o âmbito da investigação, as preocupações relativas ao coletivo no que diz respeito a essas análises. Desta maneira, proponho realizar a etnografia, enriquecida com análises de narrativas biográficas e autobiográficas enquanto aportes teóricos e aspectos metodológicos, das integrantes do grupo de tambores feministas, trazendo à tona suas resistências a partir das suas práticas de gênero e seus modos de vida que vão compondo uma aprendizagem voltada para as diferenças através das performances de vida que exercem, e do que pude aprender com elas. Assim, objetivo a ampliação do conceito de performance como um processo de aprendizagem das diferenças, onde as análises que compõem o movimento etnográfico da pesquisa, se fazem através da vivência e prática situadas em um contexto cearense de perceber classe, gênero e raça, resultando num modo de ver e pensar que abrange a experiência do saber e da escrita como um processo de ação e pensamento situados na performance, que acolhe tanto vida como ciência, fazendo parte do processo de conhecimento e de análise científica. |
Abstract: | The current thesis aproaches the discussions of gender, class and race through the extension of the concept of performance as a ritual, race, art and pedagogical learning to think about differences experienced by the feminist group Tambores de Safo – TS, from the city of Fortaleza. This group, and the stories of womens´s resistance that are part of it, bring specificities, once that their music, meetings, spectacles, gatherings around many discriminations that members of TS have already suffered and suffer in society because being women, black, lesbians, bissexual and suburbans. For that, I seek the methodological analysis of the Feminist Anthropology and the Anthropology of Performance in the search for a thinking about the differences in the colective of the drummers. I bring the experience of the TC in three levels of analysis: from Turner (1974), as a ritual, going through Fabião (2009) to think about performance as an art, until Butler (2009) and Preciado (2008) to get in the matter of gender. These studies are followed, through the construction of the trajectory of the TS group and what I could experience with them, which opens space to the matters of gender, class and race, taking, to the realm of investigation, the discussions about the colective in regard these analysis. This way, I intend to do the ethnography, enriched with analisis of biographic and autobiographic narratives as theoric support and methodological aspects, of the feminist drummer members, bringing to the comprehension their resistence from their practices of gender, just as long as their ways of life that construct learnings towards to the differences through performances of life that they live and from what I could learn by them. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68154 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tese_bdalbuquerque.pdf | 124,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.