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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68150
Tipo: | TCC |
Título : | Uma metodologia remota gamificada para o ensino de testes unitários |
Título en inglés: | A gamified remote methodology for teaching unit tests |
Autor : | Gomes, Renata Faria |
Tutor: | Lelli, Valéria |
Palabras clave : | Teste de software;Ensino remoto;Gamificação |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | GOMES, Renata Faria. Uma metodologia remota gamificada para o ensino de testes unitários. 2020. 10 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Testes de software são fundamentais para assegurar a qualidade de um software. No contexto de teste de Software, existem os testes unitários. Apesar da importância, existe uma carência de profissionais qualificados, que pode estar intimamente ligada à falta de ensino prático. Para isso, o presente trabalho propõe a utilização de uma metodologia gamificada, que é constituída por três etapas interligadas com uma forte narrativa. A primeira etapa é um jogo que introduz de maneira sútil conceitos de testes unitários, de dublês de teste e a estrutura given-when-then. A segunda é uma videoaula que utiliza um código similar ao do jogo para explicar e exemplificar os conceitos abordados anteriormente. A terceira etapa é composta por um exercício de fixação e um desafio. A metodologia foi aplicada em uma disciplina de Verificação, Validação e Testes da Universidade Federal do Ceará. Ela foi avaliada através de dois questionários e um fórum com perguntas subjetivas. Os resultados obtidos foram positivos, a metodologia utilizada foi avaliada com notas acima de 8 em uma escala de 1 a 10. Os alunos gostaram da narrativa lúdica e os resultados indicaram que os alunos ficaram satisfeitos com o aprendizado, uma vez que observou-se que todos o grupos acertaram pelo menos 60% do exercício. |
Abstract: | Software tests are essential to ensure the quality of software. In the context of software testing, there are unit tests. Despite the importance, there is a lack of qualified professionals, which can be closely linked to the lack of practical teaching. For this, the present work proposes the use of a gamified methodology, which consists of three stages interconnected with a strong narrative. The first stage is a game that subtly introduces concepts of unit testing, double testing and the given-when-then framework. The second is a video lesson that uses a code similar to the game's to explain and exemplify the concepts discussed above. The third stage consists of a fixation exercise and a challenge. The methodology was applied in a Verification, Validation and Testing course at the Federal University of Ceará. She was evaluated through two questionnaires and a forum with subjective questions. The results obtained were positive, the methodology used was evaluated with grades above 8 on a scale from 1 to 10. The students liked the playful narrative and the results indicated that the students were satisfied with the learning, since it was observed that all groups hit at least 60% of the exercise correctly. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68150 |
Aparece en las colecciones: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Artigos |
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