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Tipo: Tese
Título : Aventuras formativas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira através do roleplaying game
Autor : Rodrigues, Joycimara de Morais
Tutor: Cunha Júnior, Henrique Antunes
Palabras clave : Discurso;Identidades;Imaginários;RPG;Ensino de História;Formação de professores;Speech;Identities;Imaginaries;RPG;History teaching;Teacher training
Fecha de publicación : 2022
Citación : RODRIGUES, Joycimara de Morais. Aventuras formativas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira através do roleplaying game. Orientador: Henrique Antunes Cunha Júnior. 2022. 313 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: O ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira se tornou obrigatória a partir da implementação da lei 10.639/03, se tornando um marco para as ações afirmativas de combate ao racismo e à exclusão social da população negra. Entretanto, as africanidades continuam sendo silenciadas dentro dos currículos escolares ou relegadas a projetos pontuais que por vezes apenas repetem estereótipos e perpetuam pensamentos racistas. Este trabalho teve como objetivo identificar as contribuições do Roleplaying Game (RPG) como mediador sensível na formação de professores para o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira. A proposta foi usar a ludicidade do jogo, seu caráter colaborativo, cooperativo e de vivência lúdica sobre o tema proposto, na formação de professores de História da rede municipal de ensino da cidade de São Gonçalo do Amarante/RN. Este trabalho foi composto de cinco partes, sendo a primeira a Introdução, onde apresentou a temática, os objetivos e a trajetória do tema. Na segunda parte, houve a abordagem dos aspectos metodológicos que nortearam a pesquisa, como conceito de pesquisa colaborativa e de pesquisa-ação. Depois, falou-se sobre os desdobramentos trazidos pelo RPG como mediador sensível dentro da pesquisa, a caracterização dos sujeitos e a forma como foi conduzida. Abordou-se, na terceira parte as categorias de análises sendo estas as noções de pertencimento, ancestralidade e como a branquitude. Apresentou-se a construção social da imagem do negro na sociedade brasileira por meio das discussões do desenvolvimento do pensamento europeu de colonialidade, além do debate sobre a História e Cultura Africana e Afro-brasileira onde mostrou-se as ações afirmativas no campo do ensino de História para implementação da lei 10.639/03 e a importância de pensar a formação dos professores numa perspectiva decolonial. Na quarta parte, falou-se sobre os desdobramentos da pesquisa trazidos pelo RPG como mediador sensível, a caracterização dos sujeitos e a forma como a mesma foi conduzida, abordando temas como a formação docente dos/as professores/as em Ensino e História e Cultura Africana e Afro-brasileira anterior a pesquisa, diversos temas históricos através de reuniões de estudo e sessões de jogo e como isso afetou a prática dos professores. Após as sessões de jogo, os/as professores/as se sentiram mais ligados ao tema das africanidades por terem emergido no tema durante a criação de seus personagens e jogo. Após isso, ocorreram as reuniões entre professores/as e alunos/as quando os professores/as aplicaram a mesma metodologia com seus alunos e desenvolveram suas narrativas nos cenários propostos, contribuindo para melhor seu conhecimento sobre a temática. Por fim, finalizou-se com as conclusões, onde percebeu-se que os/as professores/as foram beneficiados com a formação docente a partir do RPG pois este contribuiu como mediador sensível, na medida que impulsionou o/a professor/a a pesquisar/imergir mais que se o fizessem para preparar uma aula no tema, os aproximou da temática de forma empática, além de ajudar a significar os conhecimentos sobre o tema e levarem suas experiências como ações afirmativas para sua prática docente.
Abstract: The teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture became mandatory after the implementation of Law 10.639/03, becoming a landmark for affirmative actions to combat racism and social exclusion of the black population. However, Africanities continue to be silenced within school curricula or relegated to specific projects that sometimes only repeat stereotypes and perpetuate racist thoughts. This work aimed to identify the contributions of the Roleplaying Game (RPG) as a sensitive mediator in the training of teachers for the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture. The proposal was to use the playfulness of the game, its collaborative, cooperative and playful experience on the proposed theme, in the formation of History teachers of the municipal education network in the city of São Gonçalo do Amarante/RN. This work was composed of five parts, the first being the Introduction, where it presented the theme, objectives and trajectory of the theme. In the second part, there was an approach to the methodological aspects that guided the research, such as the concept of collaborative research and action research. Afterwards, there was talk about the developments brought by the RPG as a sensitive mediator within the research, the characterization of the subjects and the way it was conducted. In the third part, the categories of analysis were addressed, these being the notions of belonging, ancestry and whiteness. The social construction of the image of black people in Brazilian society was presented through discussions on the development of European coloniality thinking, in addition to the debate on African and AfroBrazilian History and Culture, where affirmative actions in the field of History teaching for the implementation of Law 10.639/03 and the importance of thinking about teacher training in a decolonial perspective. In the fourth part, we talked about the developments of the research brought by the RPG as a sensitive mediator, the characterization of the subjects and the way in which it was conducted, approaching topics such as the teacher training of teachers in Teaching and History and Culture. African and Afro-Brazilian previous to the research, diverse historical themes through study meetings and game sessions and how this affected the teachers' practice. After the game sessions, the teachers felt more connected to the theme of Africanities as they had emerged in the theme during the creation of their characters and game. After that, meetings between teachers and students took place when the teachers applied the same methodology with their students and developed their narratives in the proposed scenarios, contributing to a better knowledge on the subject. Finally, it ended with the conclusions, where it was noticed that the teachers were benefited with the teacher training from the RPG because it contributed as a sensitive mediator, insofar as it impelled the teacher to research/immerse more than if they did. to prepare a class on the topic, it approached them with the theme in an empathic way, in addition to helping to give meaning to the knowledge on the topic and taking their experiences as affirmative actions for their teaching practice.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68091
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

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