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Tipo: TCC
Título: Práticas no estágio supervisionado em Educação Infantil: um dos alicerces para a formação do pedagogo
Autor(es): Lima, Wanda Aline Alves de
Orientador: Ribeiro, Luís Távora Furtado
Palavras-chave: Estágio Supervisionado;Formação do pedagogo;Educação Infantil
Data do documento: 2021
Citação: LIMA, Wanda Aline Alves de. Práticas no estágio supervisionado em Educação Infantil: um dos alicerces para a formação do pedagogo. Orientador: Luis Távora Furtado Ribeiro. 2021. 46 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O presente estudo buscou explicitar as atividades desenvolvidas na prática de Estágio na Educação Infantil - disciplina oferecida pelo curso de Pedagogia da UFC. Visando atingir esse objetivo geral, como objetivos específicos destacam-se: averiguar a inserção do aluno no campo de atuação de sua graduação, investigar o cotidiano escolar e estrutura física do CEI e identificar a cultura da escola e de suas crianças. Como fundamentação teórica tem-se alguns documentos que regem a Educação Infantil no Brasil, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), além de autores como Vygotsky (1994) e Kishimoto (1994). A pesquisa caracteriza-se como exploratória, tendo como auxílio, a bibliográfica, bem como o estudo de campo com observação, participação e intervenção na instituição na qual a prática foi realizada, o Centro Educar (nome fictício). Após a realização do estudo pode-se constatar a relevância no contexto educacional de quanto o estágio supervisionado traz vivências significativas para a formação do pedagogo. Acredita-se que para construir a identidade enquanto pedagogo é necessário que haja a unificação das experiências teóricas tão presentes no curso de pedagogia, com as experiências práticas. Apoiando-se nas teorias da aprendizagem e do desenvolvimento humano, bem como ciente das leis que norteiam a educação infantil, foi-se a campo, conhecer a realidade de uma instituição de educação infantil.
Abstract: The present study sought to explain the activities developed in the practice of Internship in Early Childhood Education - a subject offered by the Pedagogy course at UFC. Aiming to achieve this general objective, the specific objectives are: to investigate the insertion of the student in the field of performance of his graduation, to investigate the daily school life and the physical structure of the CEI and to identify the culture of the school and its children. As a theoretical foundation, we have some documents that governed Preschool education in Brazil at the time of the research, such as the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI), as well as authors such as Vygotsky (1994) and Kishimoto (1994). The research was characterized as exploratory, with the help of the bibliography, as well as the field study with observation, participation and intervention in the institution in which the practice was carried out, the Educar Center (fictitious name). After the study was carried out, we could see the relevance in the educational context of how supervised internship brings significant experiences for the formation of the pedagogue. We believe that in order to build an identity as a pedagogue, it is necessary to unify the theoretical experiences so present in the pedagogy course with practical experiences. Supported by the theories of learning and human development, as well as aware of the laws that guide early childhood education, we went to the field to get to know the reality of an early childhood education institution.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68088
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