Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68046
Tipo: | TCC |
Título : | Ressignificando personagens do folclore brasileiro no universo visual de pokémon |
Título en inglés: | Ressignifying Brazilian folklore characters in the visual universe of pokémon |
Autor : | Melquiades, Felipe Sampaio do Nascimento |
Tutor: | Chicca Junior, Natal Anacleto |
Palabras clave : | Folclore brasileiro;Pokémon;Criação de personagens |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | MELQUIADES, Felipe Sampaio do Nascimento. Ressignificando personagens do folclore brasileiro no universo visual de pokémon. 2021. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | O Brasil é rico em diversidade de seres folclóricos que variam sua história e aparência por todas as suas regiões, possibilitando um aglomerado de referências sobre cada personagem.Atualmente, o folclore vive nas mídias contribuindo com inspirações para novas narrativas audiovisuais, e não obstante, a franquia japonesa e midiática Pokémon é adepta de diversos personagens que resgatam referências em seres mitológicos de várias culturas. Este trabalho tem como objetivo relatar o resgate de dois dos personagens do folclore brasileiro, Cuca e Papa Figo, para ressignificar visualmente e conceitualmente no universo visual de Pokémon através de uma metodologia análoga ao processo de Da Silva Filho et al. (2016), que é dividida em seis etapas, sendo elas: (1) Identificação e Análise do Problema, (2) Pesquisa conceitual, (3) Definição de aspectos psicológicos e função, (4) Referências visuais, (5)Esboço de personagem e (6) Finalização. O apreço pela autenticidade, no universo proposto,foi um fator decisivo para a vivência de um processo criativo rico em referências e variações de ideias. Ao final do processo, dois personagens que possuem uma base e uma estética condizentes com o universo proposto, e simultaneamente, conceitos e designs originais no mundo Pokémon. |
Abstract: | Brazil is rich in diversity of folklore beings that vary their history and appearance throughout its regions, allowing a cluster of references about each character. Japanese and media franchise Pokémon is adept at several characters that rescue references in mythological beings from various cultures. This work aims to report the rescue of two characters from Brazilian folklore, Cuca and Papa Figo, to visually and conceptually resignify the visual universe of Pokémon through a methodology similar to the process by Da Silva Filho et al. (2016), which is divided into six steps, namely: (1) Problem Identification and Analysis, (2) Conceptual Research, (3) Definition of psychological aspects and function, (4) Visual references, (5) Outline of character and (6) Finishing. The appreciation for authenticity, in the proposed universe, was a decisive factor for the experience of a creative process rich in references and variations of ideas. At the end of the process, two characters that have a base and an aesthetic consistent with the proposed universe, and simultaneously, original concepts and designs in the Pokémon world. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68046 |
Aparece en las colecciones: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Relatório Técnico |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_fsnmelquiades.pdf | 21,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.