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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDieb, Messias Holanda-
dc.contributor.authorLobão, Sara Santos-
dc.date.accessioned2022-09-05T14:57:24Z-
dc.date.available2022-09-05T14:57:24Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLOBÃO, Sara Santos. A representação social de estudantes concludentes do Curso de Pedagogia sobre as aulas de reforço como uma possibilidade de trabalho. Orientador: Messias Holanda Dieb. 2022. 58 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68025-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAulas de reforçopt_BR
dc.subjectFormandos em pedagogiapt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectPossibilidade de trabalhopt_BR
dc.titleA representação social de estudantes concludentes do Curso de Pedagogia sobre as aulas de reforço como uma possibilidade de trabalhopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo compreender a representação social constituída pelos pedagogos no final da formação inicial acerca da perspectiva de trabalhar ofertando aulas de reforço no contexto presencial da pandemia. Os sujeitos que participaram na primeira etapa desta pesquisa foram estudantes localizados entre os 6° e 8° semestres do curso de Pedagogia de uma universidade pública cearense, os quais responderam a instrumentos metodológicos baseados na Técnica da Associação Livre de Palavras (TALP). Na segunda etapa, a das entrevistas semiestruturadas, foram escolhidos estudantes apenas a partir do 8° semestre que ainda não tiveram o contato com o mercado de trabalho em sala de aula e que trabalharam como professores de reforço antes de iniciar a faculdade. Ao todo foram 41 estudantes que participaram da pesquisa. Para o alcance do objetivo, foram utilizados como apoio teórico os trabalhos Moscovici (1981) acerca das representações sociais e alguns de seus colaboradores, como Jodelet (2001) e Abric (2001). Foram utilizados também reflexões acerca das aplicações desta teoria na pesquisa educacional, as quais foram citadas por Oliveira (2004), De Castro Cruzoé (2004), Mazzotti (2000) e Dieb e Araújo (2014). Além disso, também foram utilizados estudos de Gomes, Mariano, De Oliveira, Barbosa, Sousa e Friedrich (2010), Libâneo (2001), Andrade (2017), De Sousa Morais e Bezerra (2016) e Souza (1990), para explicação acerca do papel do professor de reforço escolar. Os dados, após serem analisados, mostram que, para um pedagogo no final de sua formação inicial o conhecimento e a formação são fundamentais para trabalhar nessa área do ensino. Além disso, o ramo das aulas de reforço é um nicho de mercado favorável e crescente, porém, para os pedagogos formados, é algo passageiro e que funciona como um suporte até encontrar outro emprego. Nesse sentido, pode-se concluir que as aulas de reforço são visadas pelos futuros pedagogos, mas não como algo fixo, isto é, apesar de o esforço empregado para fazer um bom trabalho com as crianças seja considerável, ainda sim é apenas passageiro e funciona como um apoio até o pedagogo encontrar um emprego estável, segundo os participantes da pesquisa.pt_BR
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