Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68022
Type: TCC
Title: Formação inicial do pedagogo para atuar com alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola regular: uma análise do currículo de pedagogia da Universidade Federal do Ceará
Authors: Duarte, Letícia Moreira
Advisor: Gomes, Robéria Vieira Barreto
Keywords: TEA;Transtorno do Espectro Autista;Formação Pedagogo;Educação Inclusiva
Issue Date: 2022
Citation: DUARTE, Letícia Moreira. Formação inicial do pedagogo para atuar com alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola regular: uma análise do currículo de pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Orientador: Robéria Vieira Barreto Gomes. 2022. 51 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho discute acerca da formação inicial do curso de Pedagogia no âmbito da Educação Especial, na perspectiva da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, visto que o curso tem como eixo central a formação do professor para atuar na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental (1o ao 5o ano), bem como trabalhar nas modalidades de ensino que contemplam esse público. Portanto, alunos com Transtorno do Espectro Autista fazem parte do público que será atendido pelos futuros professores do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Nesse sentido, os estudantes devem estar preparados para lidar com a heterogeneidade, com as diferenças na sala de aula regular, efetivando uma educação inclusiva. Em função disso, o objetivo deste estudo está em analisar a formação inicial em Pedagogia na UFC para atuar na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola regular, analisando as atividades curriculares e extracurriculares do curso no âmbito da Educação Especial que contribuem com esse propósito. Para tanto, a pesquisa teve como aportes teóricos: Mantoan (2003), Schwartzman (2011), Donvan E Zucker (2017), Schmidt (2013), Whitman (2015), De Melo (2006) e Cartolano (1998). Bem como os documentos oficiais: Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), Lei Berenice Piana (2012), Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (2006) e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (2019), entre outros. A metodologia da pesquisa foi qualitativa com a utilização da análise bibliográfica com o objetivo de conhecer sobre os fundamentos políticos e teóricos do TEA e as Diretrizes Curriculares Nacionais que orientam os cursos de Pedagogia. Outro instrumento utilizado foi a entrevista. Entrevistamos cinco professoras da Universidade Federal Ceará e duas bolsistas dos projetos de extensão. Após a análise dos dados, os resultados apontaram que a Faculdade de Educação dispõe de um rol de atividades que abordam o TEA e os estudos são realizados com o objetivo da efetivação de práticas pedagógicas inclusivas que trabalhem as diferenças. Acreditamos que esse estudo resultou em considerações significativas acerca da formação inicial e dos estudos sobre o TEA, sobretudo porque a formação inicial (atividades curriculares e extracurriculares) proporcionada pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará oportuniza aos discentes a compreensão da importância dos conhecimentos voltados à temática e permanece na luta incondicional pela educação inclusiva. Entretanto, é válido ressaltar que alunos trabalhadores podem ficar à margem desse processo, em virtude da disponibilidade para participação das atividades extracurriculares oferecidas no curso, haja vista que são elas que ampliam a reflexão teórica e prática acerca da temática - Transtorno do Espectro Autista.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68022
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_lmduarte.pdf456,4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.