Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68005
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Driver behavior analysis on a curve through immersive simulation and a segmented regression model |
Otros títulos : | Análise do comportamento do motorista em uma curva por meio de simulação imersiva e um modelo de regressão segmentado |
Autor : | Scalco, Leonardo Bordin, Fabiane Souza, Eniuce Menezes de Racolte, Graciela Eliane dos Reis Marques Junior, Ademir Cunto, Flávio José Craveiro Silveira Júnior, Luiz Gonzaga da Veronez, Maurício Roberto |
Palabras clave : | Traffic accidents;Behavior evaluation;Virtual reality |
Fecha de publicación : | 2022 |
Editorial : | Transportes |
Citación : | CUNTO, F. J. C. et al. Driver behavior analysis on a curve through immersive simulation and a segmented regression model. Transportes, vol. 30, n. 1, 2022. DOI: 10.14295/transportes.v30i1.2548 |
Resumen en portugués brasileño: | Considerando todos os elementos que podem estar relacionados à ocorrência de acidentes é importante identificar o perfil dos motoristas mais sujeitos a eles. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as diferenças no comportamento dos motoristas em relação ao gênero e à idade. Para isso, um trecho de rodovia com uma curva considerada perigosa foi modelado em um simulador usando ambiente virtual imersivo e 59 pessoas experimentaram a simulação. A velocidade do carro foi registrada ao longo do percurso e a partir de um modelo de regressão segmentado avaliou-se o comportamento dos grupos em relação à velocidade média. Foi possível verificar que mulheres mais velhas (26 a 35 anos) reduziram a velocidade antes em comparação aos demais motoristas. Além disso, homens mais jovens (18 a 25 anos) demoraram mais para frear e tiveram mais acidentes nas simulações. Os resultados mostram que existem diferenças de comportamento dos motoristas em relação ao seu perfil. |
Abstract: | Considering all the elements related to the occurrence of accidents, an important aspect is to identify the drivers most prone to accidents. This study aims to evaluate the behavior of drivers concerning gender and age. For this, a stretch of highway with a dangerous curve was modeled in a simulator using an immersive virtual environment and 59 people experienced the simulation. The car speed was registered along the route and from a segmented regression model, the behavior for both groups was evaluated regarding average speed. The results showed that older drivers (26 to 35 years old) of the female gender slowed the car before the other profile groups. Also, younger drivers (18 to 25 years old) took longer to slow down and had more accidents in the simulations. These results show that there are differences in driver’s behavior concerning gender and age. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68005 |
ISSN : | 2237-1346 |
Aparece en las colecciones: | DET - Artigos publicados em revista científica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_art_fjccunto.pdf | 3,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.