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Type: TCC
Title: Educação de Jovens e Adultos: uma análise do currículo do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFC para a formação inicial de professores
Authors: Freire, Rosemary Rodrigues
Advisor: Almeida, Ronaldo de Sousa
Keywords: Educação de Jovens e Adultos;Estrutura curricular;Formação Inicial de Professores;FACED/UFC;Youth and Adult Education;Curricular structure
Issue Date: 2021
Citation: FREIRE, Rosemary Rodrigues. Educação de Jovens e Adultos: uma análise do currículo do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFC para a formação inicial de professores. Orientador: Ronaldo de Sousa Almeida. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho aborda questões sobre a Educação de Jovens e Adultos-EJA, com o objetivo de analisar e refletir sobre a estrutura curricular (2014.1) da FACED/UFC na formação inicial de professores. Para isso, o trabalho busca analisar a oferta de componentes curriculares que tratam do tema, traçando um paralelo com as demais áreas de formação do curso, na medida em que busca refletir sobre o perfil do público-alvo da EJA e suas demandas de aprendizagem. Por conta da pandemia, causada pela SARS-Cv-2 (Covid 19), a partir de meados dos meses de fevereiro e março/2020, tivemos que optar por uma pesquisa qualitativa com base nos pressupostos de Bogdan & Biklen (1994). Dessa forma, a metodologia se dá pelo estudo bibliográfico e documental, que se fundamentam nas concepções teóricas de FREIRE (1982, 1983, 1984, 1987, 1996, 1997, 2006 e 2011); NÓVOA (1995); MACHADO (2008 e 2016), BRUNEL (2008), GADOTTI ( 2008, 2011, 2013 e 2017), entre outros, além dos fundamentos legais (CF 1988; LDB/96). Com a pandemia, a educação está sofrendo reveses impactantes, como o abandono da escola regular (hoje) de crianças e adolescentes. E, como consequência, num futuro próximo, ingressarão na modalidade da EJA. Assim, este trabalho propõe refletir sobre a necessidade de que os espaços de formação inicial de professores, em especial a FACED/UFC, adéquem seus construtos curriculares (conteúdos) para a oferta de uma formação mais qualificada dos(as) professores(as), uma vez que estes precisarão atender, com dignidade, a demanda que se anuncia para a modalidade da EJA. Concluímos, que a oferta de componentes curriculares para esta modalidade no curso de pedagogia da UFC é insuficiente, pois compromete a formação de docentes, e que se faz necessário um olhar mais atento para esta modalidade nas próximas reformulações curriculares.
Abstract: This work addresses questions about the Educação de Jovens e Adultos (Education of Youth and Adults)-EJA, with the aim of analyzing and reflecting on the curricular structure (2014.1) of FACED/UFC in the initial training of teachers. For this, the work aims to analyze the offer of curricular components that deal with the theme, drawing a parallel with the other areas of formation of the course, as it seeks to reflect on the profile of the EJA's target audience and its learning demands. Due to the pandemic, caused by SARS-Cv-2 (Covid 19), from mid- February to March 2020, we had to opt for a qualitative research based on the assumptions of Bogdan & Biklen (1994). Thus, the methodology is based on the bibliographic and documentary study, which are based on the theoretical conceptions of FREIRE (1982, 1983, 1984, 1987, 1996, 1997, 2006 and 2011); NÓVOA (1995); MACHADO (2008 and 2016), BRUNEL (2008), GADOTTI ( 2008, 2011, 2013 and 2017), among others, in addition to the legal grounds (CF 1988; LDB/96). With the pandemic, education is suffering impacting setbacks, such as dropping out of regular school (today) of children and adolescents. And as a consequence in the near future, they will join the EJA modality. Thus, this work proposes to reflect on the need for spaces for initial teacher education, especially FACED/UFC, to adapt their curricular constructs (content) to offer a more qualified training for teachers, since these will need to meet, with dignity, the demand that is announced for the EJA modality. We conclude that the offer of curricular components for this modality in the UFC Pedagogy course is insufficient, as it compromises the training of teachers, and that a closer look at this modality is necessary in the next curricular reformulations.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67994
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