Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67980
Tipo: | TCC |
Título : | Análise da eficiência do gasto público no ensino fundamental: evidências para os municípios cearenses no ano de 2015 |
Autor : | Pereira, Luis Carlos de Sousa |
Tutor: | Irffi, Guilherme Diniz |
Palabras clave : | Despesa Pública - Ceará;Ensino Fundamental;Educação e desenvolvimento |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | PEREIRA, L. C. S. Análise da eficiência do gasto público no ensino fundamental: evidências para os municípios cearenses no ano de 2015. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Este estudo teve como objetivo mensurar a eficiência do gasto em ensino fundamental nos municípios do estado do Ceará para o ano de 2015. Para mensurar os escores de eficiência utilizou-se a técnica de Análise Envoltória de Dados (DEA) com modelo de Retorno Constantes de Escala (CCR). Foi feita ainda uma análise descritiva, onde pode-se concluir que havia uma grande disparidade entre os municípios analisados. Sobre a análise de eficiência pode-se concluir que os municípios que tiveram o maior gasto em ensino fundamental não são os municípios que obtiveram o nível ótimo de eficiência, ainda pode-se concluir também que os municípios localizados próximos as regiões mais desenvolvidas não necessariamente apresentam um nível ótimo de eficiência. Outra conclusão que este trabalho chegou é que o mais importante é a gerência dos recursos pela administração e não a sua quantidade. |
Abstract: | This study aimed to measure the efficiency of spending on elementary education in the municipalities of the state of Ceará for 2015. To measure the efficiency scores, we used the Data Envelopment Analysis (DEA) technique with a Return Constants model. Scale (CCR). A descriptive analysis was also made, where it can be concluded that there was a great disparity between the analyzed municipalities. Regarding the efficiency analysis, it can be concluded that the municipalities that had the highest expenditure on elementary education are not the municipalities that obtained the optimal level of efficiency. It can also be concluded that the municipalities located near the most developed regions do not necessarily have an optimal level of efficiency. Another conclusion that this work has come to is that what is most important is the management of resources by management and not their amount. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67980 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_lcspereira.pdf | 447,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.