Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorIrffi, Guilherme Diniz-
dc.contributor.authorPereira, Luis Carlos de Sousa-
dc.date.accessioned2022-09-01T17:55:04Z-
dc.date.available2022-09-01T17:55:04Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPEREIRA, L. C. S. Análise da eficiência do gasto público no ensino fundamental: evidências para os municípios cearenses no ano de 2015. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67980-
dc.description.abstractThis study aimed to measure the efficiency of spending on elementary education in the municipalities of the state of Ceará for 2015. To measure the efficiency scores, we used the Data Envelopment Analysis (DEA) technique with a Return Constants model. Scale (CCR). A descriptive analysis was also made, where it can be concluded that there was a great disparity between the analyzed municipalities. Regarding the efficiency analysis, it can be concluded that the municipalities that had the highest expenditure on elementary education are not the municipalities that obtained the optimal level of efficiency. It can also be concluded that the municipalities located near the most developed regions do not necessarily have an optimal level of efficiency. Another conclusion that this work has come to is that what is most important is the management of resources by management and not their amount.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDespesa Pública - Cearápt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação e desenvolvimentopt_BR
dc.titleAnálise da eficiência do gasto público no ensino fundamental: evidências para os municípios cearenses no ano de 2015pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo teve como objetivo mensurar a eficiência do gasto em ensino fundamental nos municípios do estado do Ceará para o ano de 2015. Para mensurar os escores de eficiência utilizou-se a técnica de Análise Envoltória de Dados (DEA) com modelo de Retorno Constantes de Escala (CCR). Foi feita ainda uma análise descritiva, onde pode-se concluir que havia uma grande disparidade entre os municípios analisados. Sobre a análise de eficiência pode-se concluir que os municípios que tiveram o maior gasto em ensino fundamental não são os municípios que obtiveram o nível ótimo de eficiência, ainda pode-se concluir também que os municípios localizados próximos as regiões mais desenvolvidas não necessariamente apresentam um nível ótimo de eficiência. Outra conclusão que este trabalho chegou é que o mais importante é a gerência dos recursos pela administração e não a sua quantidade.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_lcspereira.pdf447,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.