Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67976
Type: TCC
Title: Literatura infantil como propulsora do desenvolvimento da leitura de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Authors: Santos, Ana Paula Mesquisa dos
Advisor: Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Keywords: Literatura infantil;Professoras;Leitor;Reader
Issue Date: 2021
Citation: SANTOS, Ana Paula Mesquita dos. Literatura infantil como propulsora do desenvolvimento da leitura de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Orientadora: Ana Paula de Medeiros Ribeiro. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: É notório que a formação de leitores é o principal desafio das instituições escolares nos tempos atuais. Por isso, diversas ações do âmbito escolar, bem como das políticas públicas em geral têm sido importantes para impulsionar e desenvolver a competência leitora das crianças. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivos: 1 - investigar as origens e evolução da literatura infantil no mundo e no Brasil; 2 - investigar e analisar a importância e os impactos da literatura infantil no desenvolvimento das crianças; e 3 - narrar e analisar a experiência de professoras de ensino fundamental (anos iniciais) com a utilização da literatura infantil no ambiente escolar. Na parte teórica, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para traçar o perfil da evolução da literatura infantil, desde seu nascimento no mundo, até seu surgimento e evolução no Brasil. Foram discutidos também a importância da literatura infantil e o impacto na vida da criança leitora. Na parte empírica, foi feita uma pesquisa qualitativa, utilizando-se entrevista, por meio de aplicativo de mensagens (WhatsApp), com 5 (cinco) professoras do ensino fundamental - anos iniciais, da rede de ensino do Município de Fortaleza. Este recurso foi utilizado em virtude das restrições sanitárias impostas pela pandemia da covid-19. Como conclusão do estudo, pode-se compreender que a literatura infantil tem extrema importância para o processo de desenvolvimento leitor das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, visto que, por meio das experiências de leituras com escritas e narrativas endereçadas a elas, que se apresentam de forma encantadora, lúdica e criativa, despertam curiosidade e prazer aos que adentram nesse universo de novas descobertas que é a leitura.
Abstract: It is notorious that the formation of readers is the main challenge of school institutions nowadays. Therefore, several actions in the school environment, as well as public policies in general, have been important to boost and develop children's reading skills. Thus, the present work aimed to: 1 - investigate the origins and evolution of children's literature in the world and in Brazil; 2 - investigate and analyze the importance and impacts of children's literature on children's development; and 3 - narrate and analyze the experience of elementary school teachers (early years) with the use of children's literature in the school environment. In the theoretical part, a bibliographical research was carried out to outline the profile of the evolution of children's literature, from its birth in the world, to its emergence and evolution in Brazil. The importance of children's literature and its impact on the life of the reading child were also discussed. In the empirical part, a qualitative research was carried out, using an interview, through a message application (WhatsApp), with 5 (tive) elementary school teachers early years, from the teaching network of the Municipality of Fortaleza. This resource was used due to health restrictions imposed by the covid-19 pandemic. As a conclusion of the study, it can be understood that children's literature is extremely important for the reader development process of children in the early years of elementary school, since, through the experiences of reading with writings and narratives addressed to them, they present in a charming, playful and creative way, arouse curiosity and pleasure to those who enter this universe of new discoveries that is reading.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67976
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_tcc_apmsantos.pdf990,88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.