Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67975
Tipo: | TCC |
Título : | A compreensão das professoras pedagogas de escolas bilíngues e inclusivas do município de Fortaleza-CE sobre a escola “ideal” para surdos |
Autor : | Barros, Angerline da Costa |
Tutor: | Peixoto, Renata Castelo |
Palabras clave : | Educação de surdos;Educação inclusiva;Educação especial;Education of Deaf People |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | BARROS, Angerline da Costa. A compreensão das professoras pedagogas de escolas bilíngues e inclusivas do município de Fortaleza-CE sobre a escola “ideal” para surdos. Orientadora: Renata Castelo Peixoto. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | O oferecimento dos modelos “Inclusivo” e “Bilíngue” para Educação de Surdos abriu um espaço de questionamento entre os coordenadores e os professores: Qual é, de fato, o modelo de escolarização “ideal” para os surdos? Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é de investigar a compreensão das professoras pedagogas do município de Fortaleza-Ce sobre os diferentes modelos de escolarização para a pessoa surda: a escola Bilíngue, a escola inclusiva e a escola especial. Escolheu-se a abordagem qualitativa para essa investigação. Realizou se levantamentos bibliográficos, constituído principalmente de livros, artigos científicos, legislações, documentos e trabalhos. Em seguida, para a pesquisa de campo, escolheu-se trabalhar com entrevista semiestruturada que aconteceram no ano de 2021 entre os dias 14 de julho a 11 de agostos. Foram selecionadas 3 escolas, duas escolas bilíngues e uma inclusiva; duas pedagogas de cada escola participaram da entrevista. Para análise dos dados, houve escolha de três categorias (educação, aprendizagem e surdez) através delas foram construídos quatro critérios. Todas as professoras conseguiram elencar em suas falas que os surdos eram sujeitos capazes de aprender e, na verdade, o que dificultava esse processo eram os materiais, a ausência de estrutura escolar e a falta de profissionais surdos nas escolas e apontaram, de forma semelhante, que a escola “ideal” para surdos deveria ter, principalmente, professores surdos para interagir com os alunos e facilitar a aprendizagem da língua de sinais |
Abstract: | The offer of the “Inclusive” and “Bilingual” models for the Education of Deaf People opened a space for questioning between coordinators and teachers: What is, in fact, the “ideal” schooling model for deaf people? Therefore, the general objective of this work is to investigate the understanding of pedagogue teachers about the different schooling models for the deaf person: the bilingual school, the inclusive school, and the special school. A qualitative approach was chosen for this investigation. Bibliographic surveys were carried out, consisting mainly of books, scientific articles, legislation, documents and works. Then, for the field research, we chose to work with a semi-structured interview. Three schools were selected, two bilingual schools and one inclusive; two pedagogues from each school participated in the interview. All the teachers managed to list in their speeches that deaf people were people capable of learning and, in fact, what made this process difficult were the materials, the lack of school structure and the lack of professionals deaf people in schools and they pointed out in a way similarly, that the “ideal” school for deaf people should have mainly deaf teachers to interact with students and facilitate the learning of sign language. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67975 |
Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_acbarros.pdf | 543,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.