Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67947
Type: TCC
Title: Contando histórias, guardando memórias: narrativas de idosos que estudaram nos anos de 1960 no município de Aurora - Ceará
Authors: Batista, Ana Beatriz Vieira
Advisor: Andrade, Francisco Ari de
Keywords: Educação;Memória;Município de Aurora;Memory
Issue Date: 2021
Citation: BATISTA, Ana Beatriz Vieira. Contando histórias, guardando memórias: narrativas de idosos que estudaram nos anos de 1960 no município de Aurora - Ceará. Orientador: Francisco Ari de Andrade. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta pesquisa tem como objetivo compreender a educação na cidade de Aurora - Ceará nos anos de 1960, bem como, resguardar a memória dos sujeitos que estudaram no município durante a década em questão. Assim sendo, busca-se compreender a partir da visão dos estudantes como se dava a educação naquela localidade, já que a década de 60 foi um período de reviravoltas políticas e educacionais. E então, ao entender a história de Aurora, percebe-se as diversas marcas do coronelismo e do banditismo, o qual deixou longos rastros na vida dos aurorenses. Assim conhecendo a história da localidade, é possível compreender os desafios que esta percorreu. Com isso, para a pesquisa utilizou-se como meios metodológicos o levantamento bibliográfico, a fim de entender o percurso social, cultural, político e educacional, e além disso, o uso da história oral na captação das entrevistas. Assim sendo, a década de 1960 em Aurora acaba sofrendo algumas influências do período militar, ainda que bem mascarada, sendo perceptível através da construção da consciência cívica. Apesar de mudanças educacionais ocorrerem no território brasileiro ao longo dos anos, a cidade de Aurora ainda seguia nos moldes da pedagogia tradicional e suas metodologias.
Abstract: This research aims to understand education in the city of Aurora - Ceará in the 1960s, as well as to protect the memory of the subjects who studied in the municipality during the decade in question. Therefore, we seek to understand from the students’ point of view how education was given in that locality, since the 60’s were a period of political and educational twists. And so, when understanding the story of Aurora, one can see the different marks of coronelismo and banditry, which left long traces in the lives of the people of Aurora. Thus, knowing the history of the locality, it is possible to understand the challenges that it has gone through. Thus, for the research, the bibliographic survey was used as methodological means, in order to understand the social, cultural, political and educational path, as well as the use of oral history in capturing the interviews. Therefore, the 1960s in Aurora ends up suffering some influences from the military period, although well masked, being noticeable through the construction of civic consciousness. Despite educational changes occurring in Brazilian territory over the years, the city of Aurora still followed the molds of traditional pedagogy and its methodologies.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67947
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_tcc_abvbatista.pdf1,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.