Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67800
Type: Tese
Title: Desvelando a pseudo-naturalização das desigualdades sociais: o complexo da educação em tempos de defesa do óbvio
Authors: Carvalho, Alídia Paula Teixeira de
Advisor: Rabelo, Josefa Jackline
Keywords: Pobreza;Capitalismo;Crise Estrutural;Educação;Poverty;Capitalism;Structural Crisis;Education
Issue Date: 2022
Citation: CARVALHO, Alídia Paula Teixeira de. Desvelando a pseudo-naturalização das desigualdades sociais: o complexo da educação em tempos de defesa do óbvio. Orientadora: Josefa Jackline Rabelo. 2022. 108 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: A presente pesquisa tem como objetivo examinar como as bases sobre as quais se constituiu a sociedade capitalista rebatem nas políticas e diretrizes educacionais que regem o complexo da educação atualmente. Para tanto, tentaremos compreender o modo de funcionamento do sistema que rege a sociedade na qual vivemos, seus mecanismos produtivos e seus desdobramentos na estrutura social e no empobrecimento da classe trabalhadora. Pretendemos, para tanto, fundamentar-nos teoricamente acerca do modo sociometabólico de reprodução do capital e sobre o que István Mészáros denominou crise estrutural do capital. Após isso, realizaremos o exame da Declaração de Incheon, adotada na conferência de Incheon, na Coréia do Sul, em 2015, e que determinou as diretrizes para a educação até 2030. Tentaremos também situar os relatórios de monitoramento global da educação elaborados desde então. Para a realização deste estudo, nos apoiaremos em autores da ontologia marxiana-lukacsiana, como o próprio Marx (2013), Lukács (2013) e Engels (2010). Além disso, buscaremos também intérpretes do marxismo como Mészáros (2011). Nesta mesma esteira, contaremos ainda com as contribuições de Freres, Rabelo e Mendes Segundo (2008), Netto e Braz (2007), Coggiola (1998) e Santos (2005) e Silva (2015), que nos ajudarão a desvelar a pobreza na forma de sociabilidade vigente. A obra A situação da classe trabalhadora na Inglaterra, de Friedrich Engels, nos auxiliará a demonstrar os impactos da revolução industrial e do advento do capitalismo nas condições de vida da classe trabalhadora.
Abstract: This research aims how the bases on wich capitalista society was constituted reflect on the educational policies and guidelines that govern the education complex today. Therefore we will try to understand the way in witch the system that governs the society in witch we live, its productive mechanisms and it’s consequences in the social structure and in the impoverishment of the working class. Therefore, we intend to base ourselves theoretically on the socio-metabolic mode of capital reproduction and on what István Mészáros called the structural crisis of capital. After that, we will conduct the examination of the Incheon Declaration, adopted at the 2015 Incheon conference in South Korea, which set the guidelines for education until 2030. We will also try to locate the global education monitoring reports produced since then. To the realization this study, we will rely on authors of the Marxian-Lukacsian ontology, such as Marx (2013), Lukács (2013) and Engels (2010). In addition, we will also look for interpreters of Marxism such as Mészáros (2011). In this same track, we will also count on the contributions of Freres, Rabelo and Mendes Segundo (2008), Netto and Braz (2007), Coggiola (1998) and Santos (2005) and Silva (2015), who will help us to unveil poverty in the current form of sociability. The book The situation of the working class in England, by Friedrich Engels, will help us to demonstrate the impacts of the industrial revolution and the advento of capitalismo on the living conditions of the working class.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67800
Appears in Collections:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_dis_aptcarvalho.pdf1,33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.