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dc.contributor.advisorRocha, Antônia Rozimar Machado e-
dc.contributor.authorOliveira, Cláuduia Jéssica Saraiva Silva de-
dc.date.accessioned2022-08-16T13:05:50Z-
dc.date.available2022-08-16T13:05:50Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Cláudia Jéssica Saraiva Silva de. A visão do aluno-trabalhador sobre como o mercado de trabalho interfere na sua trajetória do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Orientadora: Antônia Rozimar Machado e Rocha. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67726-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the personal and professional perspectives regarding the interference of capitalism in education, highlighting the relationship between the job market and higher education. Therefore, it was necessary to examine the relationship between capitalism and education, based on the analysis of how the student-worker of the Pedagogy course at the Federal University of Ceará understands whether the job market interferes with their training. More specifically, it was intended to examine the socioeconomic context of contemporary capitalism and its relationship with education; understand how the interference of work in capitalism can present challenges in education and, consequently, in the formation of students; to know the personal and professional perspectives of the student-workers of the Pedagogy course at UFC, in the aspects related to work and study; to analyze conceptions of work and education of student-workers in a given course and to characterize work as a variable for evasion and permanence of student-workers of pedagogy at UFC. A bibliographic research was carried out in which we used the analyzes of Saviani (2007), Luzuriaga (2001) and GRAMSCI (1985). The study also consisted in carrying out a documentary research, based on legal contributions on the training of teachers and the Pedagogue and, finally, in the execution of a field research, of a qualitative nature, of the Case Study type, in which twenty-five two students were interviewed. The collected data reveal that the difficulty of reconciling work and study is present in the journey of most of the responding students and that measures to avoid their dropout and evasion are still little discussed in the academic environment, generating in a good number of students the strong desire to drop the course.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectCapitalismpt_BR
dc.titleA visão do aluno-trabalhador sobre como o mercado de trabalho interfere na sua trajetória do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo visa analisar as perspectivas de cunho pessoais e profissionais a respeito da interferência do capitalismo sobre a educação, destacando a relação entre mercado de trabalho e a educação superior. Para tanto, foi necessário examinar a relação entre capitalismo e educação, a partir da análise sobre como o aluno-trabalhador do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, compreende se o mercado de trabalho interfere na sua formação. De forma mais específica, pretendeu-se examinar o contexto socioeconômico do capitalismo contemporâneo e suas relações com a educação; compreender como a interferência do trabalho no capitalismo pode apresentar desafios na educação e, consequentemente, na formação dos educandos; conhecer as perspectivas pessoais e profissionais dos alunos-trabalhadores do curso de Pedagogia da UFC, nos aspectos relacionados a trabalho e estudo; analisar concepções de trabalho e educação dos alunos-trabalhadores do determinado curso e caracterizar o trabalho como variável para evasão e permanência de alunos-trabalhadores da pedagogia na UFC. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na qual recorremos às análises de Saviani (2007), Luzuriaga (2001), GRAMSCI (1985). O estudo também consistiu na realização de uma pesquisa documental, baseada nos aportes legais sobre a formação de professores e do Pedagogo e, por fim, na execução de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso, na qual vinte e dois estudantes foram entrevistados. Os dados coletados revelam que a dificuldade de conciliar trabalho e estudo está presente na jornada da maior parte dos discentes respondentes e que medidas para evitar a desistência e evasão destes ainda é pouco discutida no ambiente acadêmico, gerando em boa parcela de estudantes o forte desejo de abandonar o curso.pt_BR
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