Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67659
Tipo: TCC
Título: Sustentabilidade e empresas que trabalham o couro animal e “vegano”: um olhar sobre os discursos da comunicação digital das marcas
Autor(es): Oliveira, Flávia Franco
Orientador: Queiroz, Cyntia Tavares Marques de
Palavras-chave: Couro na moda;Marketing e Branding;Comportamento do consumidor
Data do documento: 2021
Citação: OLIVEIRA, Flávia Franco. Sustentabilidade e empresas que trabalham o couro animal e “vegano”: um olhar sobre os discursos da comunicação digital das marcas. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design e Moda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar como as marcas que oferecem produtos de couro animal e “vegano” constroem os seus discursos comunicacionais na mídia. A metodologia aplicada teve abordagem qualitativa e, quanto aos seus objetivos, caracterizou-se pelo seu caráter exploratório, para o entendimento das relações entre sustentabilidade e os couros de origem animal e “vegana” com a comunicação de marketing das marcas de moda, com base nas pesquisas bibliográficas e de campo. Os resultados alcançados demonstraram que o público preza por saber as origens das matérias primas, mas sente uma escassez em relação à divulgação do assunto. As pessoas não rejeitam o couro animal, desde que o mesmo não seja obtido por meio de crueldade aos animais. Aquelas que preferem o couro “vegano” relataram dificuldade em adquirir um produto de qualidade e valor acessível. Quanto ao estudo das marcas, foi notada a preocupação em conscientizar e informar os consumidores, mas, das quatro analisadas, apenas uma apresentava com transparência todos seus processos e materiais
Abstract: The present work aims to identify how brands that offer animal and "vegan" leather products build their communicational discourses in the media. The methodology applied had a qualitative approach and, regarding its objectives, it was characterized by its exploratory character, for the understanding of the relationship between sustainability and animal and "vegan" leathers with the marketing communication of fashion brands, based on bibliographic and field research. The results achieved showed that the public values knowing the origins of raw materials, but feels a lack in relation to the dissemination of the subject. People do not reject animal leather as long as it is not obtained through animal cruelty. Those who prefer “vegan” leather reported difficulty in purchasing a quality product and affordable value. As for the study of brands, the concern with raising awareness and informing consumers was noticed, but, of the four analyzed, only one presented all its processes and materials with transparency
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67659
Aparece nas coleções:DESIGN MODA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_ffoliveira.pdf4,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.