Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67648
Tipo: | TCC |
Título : | Narrativas de experiência como integrante do Programa Prece: rememorando e analisando as implicações do vivido na formação do licenciando em Ciências Biológicas |
Autor : | Fernandes, Ana Erika Martins |
Tutor: | Feitosa, Raphael Alves |
Palabras clave : | Formação de Professores;PRECE;Aprendizagem Cooperativa |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | FERNANDES, Ana Erika Martins. Narrativas de experiência como integrante do Programa Prece: rememorando e analisando as implicações do vivido na formação do licenciando em Ciências Biológicas. 2022. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | Diante das dificuldades do processo de formação de professores, pelo tardio contato do licenciando com a docência, também pelas escassez de vivências reais do contexto escolar, o presente trabalho buscou mostrar a importância dos programas de extensão da Universidade Federal do Ceará, para o enriquecimento das minhas experiências profissionalizantes preparatórias para a docência, tendo em foco a minha formação como Licencianda em Ciência Biológicas e minha experiência com o Programa PRECE. Usando-se de uma pesquisa de cunho qualitativo de análise de narrativas autobibliográficas, este trabalho analisa a importância do programa PRECE na minha formação docente e traz as vantagens do método de Aprendizagem Cooperativa utilizado em sala de aula durante as minhas vivências que são relatadas nas narrativas apresentadas neste trabalho. Assim, esta pesquisa, tem como objetivo geral analisar, por meio de narrativas e reflexões vividas ao longo da minha trajetória como bolsista do PRECE, e também explicitar a contribuição do Programa PRECE para a formação do licenciando como profissional da educação, rememorando e atribuindo significado às dificuldades e os desafios enfrentados ao longo desta jornada. Nos resultados, apresento as experiências vivenciadas no programa, onde houve, dentro das salas de aula, a observação das aulas de Ciências e minha análise feita a partir destas observações. Também apresento reflexões acerca do período de regência nas aulas de ciências das turmas de 7° e 8° ano. Desta forma, demonstro a importância do programa PRECE para a minha formação como profissional docente deixando claro seu papel na construção de minha identidade como professora de Biologia e Ciências a partir destas vivências. |
Abstract: | Facing the difficulties of the teacher education process, by the late contact of the undergraduate with teaching, also by the lack of real experiences of the school context, this paper sought to show the importance of the extension programs of the Federal University of Ceará, to the enrichment of my professional preparatory experiences for teaching, focusing on my training as a Biological Science undergraduate and my experience with the PRECE Program. Using a qualitative research of autobiographical narrative analysis, this paper analyzes the importance of the PRECE program in my teaching education and brings out the advantages of the Cooperative Learning method used in the classroom during my experiences that are reported in the narratives presented in this paper. Thus, this research aims to analyze, through narratives and reflections experienced during my trajectory as a PRECE scholar, and also to explain the contribution of the PRECE Program to the formation of the graduate as an educational professional, remembering and attributing meaning to the difficulties and challenges faced throughout this journey. In the results, I present the experiences lived in the program, where there was, inside the classrooms, the observation of science classes and my analysis made from these observations. I also present reflections about the period I spent in the 7th and 8th grade science classes. Thus, I demonstrate the importance of the PRECE program for my formation as a teaching professional, making clear its role in the construction of my identity as a Biology and Science teacher based on these experiences. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67648 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_aemfernandes.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.