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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67597
Tipo: | TCC |
Título : | Plataforma aberta para ensino de proteção, automação e controle de sistemas elétricos de potência com IEDs físicos e virtuais padrão IEC 61850 |
Autor : | Freitas, Alice de Sousa |
Tutor: | Leão, Ruth Pastôra Saraiva |
Co-asesor: | Sampaio, Raimundo Furtado |
Palabras clave : | Proteção elétrica;Automação de subestações;IEC 61850;Virtualização;Plataforma de ensino |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | FREITAS, Alice de Sousa. Plataforma aberta para ensino de proteção, automação e controle de sistemas elétricos de potência com IEDs físicos e virtuais padrão IEC 61850. 2022. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | A criação da norma IEC 61850 representou um marco para a comunicação nos sistemas de automação de subestações (SASs) ao definir padrões para alcançar a interoperabilidade num ambiente permeado de protocolos proprietários. Sua concepção e desenvolvimento almejaram a estabilidade conceitual, de forma que a sua versão mais recente abrange toda a gama de inovações e demandas as quais o sistema elétrico de potência tem passado. Outra tecnologia que tem conquistado espaço no SAS é a virtualização, devido aos potenciais benefícios em aspectos como redução de custos com equipamentos e dependência de hardware, bem como a otimização de atividades operacionais. Dentro desse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de uma infraestrutura laboratorial de ensino de proteção, automação e controle de sistemas elétricos, composta por IEDs padrão IEC 61850, físicos e virtuais, visando contribuir no aprendizado dos graduandos e qualificá-los nos conceitos e aplicações mais recentes e pesquisados nessa área. A plataforma também conta com a integração de softwares OPC e SCADA, e de um testador hexafásico, ampliando o leque de conceitos que podem ser estudados a partir dela. Nesse sentido, foram elaborados cenários de testes onde foi verificada a boa dinâmica entre os IEDs virtuais e os IEDs físicos, como também o sucesso dos IEDs virtuais na realização de seletividade lógica com e sem falha de disjuntor. Os testes também contemplaram a aplicação do OPC e do SCADA, onde foi possível monitorar o comportamento dos disjuntores mediante a ocorrência de falha. |
Abstract: | The creation of the IEC 61850 standard represented a milestone for communication in substation automation systems by defining standards to achieve interoperability in an environment permeated by proprietary protocols. Its conception and development aimed at conceptual stability, so that its latest version covers the entire range of innovations and demands that the power electrical system has gone through. Another technology that has been conquering space in the SAS is virtualization, due to the potential benefits in aspects such as reduced equipment costs and hardware dependency, as well as the optimization of operational activities. Within this context, this paper aims to present the development of a laboratory infrastructure for teaching protection, automation and control of electrical systems, composed of IEC 61850 standard IEDs, both physical and virtual, in order to contribute to the students learning and to qualify them in the most recent concepts and applications researched in this area. The platform also has the integration of OPC and SCADA software, and a six-phase tester, expanding the range of concepts that can be studied from it. In this sense, test scenarios were developed where the good dynamics between the virtual IEDs and the physical IEDs were verified, as well as the success of the virtual IEDs in performing logical selectivity with and without breaker failure. The tests also contemplated the application of OPC and SCADA, where it was possible to monitor the behavior of the breakers upon the occurrence of a failure. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67597 |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA ELÉTRICA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
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