Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67458
Tipo: | TCC |
Título : | Metodologias aplicadas em ensino da matemática no ensino fundamental II |
Título en inglés: | Applied methodologies in teaching mathematics in elementary school II |
Autor : | Matos, Dara Elen de Sousa |
Tutor: | Maia, Anderson Feitoza Leitão |
Palabras clave : | Ensino de matemática;Aprendizagem;Ensino - Metodologia |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | MATOS, Dara Elen de Sousa. Metodologias aplicadas em ensino da matemática no ensino fundamental II. 2020. 39 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho apresenta novas metodologias que devem ser aplicadas no ensino da Matemática, especificamente nos Anos Finais do Ensino Fundamental, mostrando uma forma diferenciada de ensinar e de aprender os conteúdos matemáticos, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem, tornando mais atraente e interessante para alunos e professores, abordando um pouco da história da matemática deixando claro as reais necessidades dos povos antigos dentro do contexto matemático. Essa proposta está fundamentada de acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCE) que têm como propostas as novas tendências metodológicas para o ensino da Matemática. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Manuelito Maia Meireles, que está situada no Bairro Tabuleiro do Catavento, na cidade de Russas- Ce. A pesquisa aconteceu com os professores de matemática do Ensino Fundamental II, a fim de que eles respondessem um questionário composto de 7 questões, sendo 5 objetivas e 2 subjetivas. Foi identificado que apesar deles terem conhecimento das novas tendências metodológicas ainda preferem continuar aplicando métodos tradicionais. |
Abstract: | This work presents new methodologies that should be applied in the teaching of mathematics, specifically in the final years of elementary school, showing a different way of teaching and learning mathematical content, contributing to the teaching and learning process, making it more attractive and interesting for students and teachers. Addressing a little of the history of mathematics, making clear the real needs of ancient people within the mathematical context. This proposal is based on the Basic Education Curriculum Guidelines (DCE), which proposes new methodological trends for teaching mathematics. The research was carried out at the Manuelito Maia Meireles Municipal School, which is located in the Tabuleiro do Catavento neighborhood in the city of Russas-Ce. The research takes place as the math teachers of elementary school II, where they answered a questionnaire composed of 7 questions, 5 of which are objective and 2 are subjective. It was identified that although they are aware of the new methodological trends, they still prefer to continue applying trational methods. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67458 |
Aparece en las colecciones: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_desmatos.pdf | 517,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.