Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67457
Tipo: TCC
Título : Mensuração do Engajamento de Estudantes em Projetos do Campus da UFC em Russas no Contexto da Pandemia de Covid-19
Autor : Nogueira, Vandeilson Cruz
Tutor: Chaves, José Osvaldo Mesquita
Palabras clave : Engajamento;Uwes-s;Matriz
Fecha de publicación : 2022
Citación : NOGUEIRA, Vandeilson Cruz. Mensuração do Engajamento de Estudantes em Projetos do Campus da UFC em Russas no Contexto da Pandemia de Covid-19. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2022.
Resumen en portugués brasileño: O engajamento das partes interessadas é um assunto que vem ganhando destaque no mundo dos projetos, pois é de suma importância para um projeto obter sucesso. Por essa razão, os responsáveis por projetos buscam saber o engajamento dos participantes. No meio acadêmico, esse engajamento já é alvo de algumas pesquisas. Porém, devido certa carência na área, e à situação excepcional de pandemia, que forçou a todos um certo isolamento social, percebeu- se a necessidade de realizar uma pesquisa sobre o envolvimento de estudantes em projetos acadêmicos voltados para a área de Tecnologia da Informação (TI). Pensando nessa questão é que foi feita essa pesquisa. Assim, o objetivo deste trabalho é saber qual o nível de engajamento de discentes em projetos de TI. Para isso, o presente trabalho utilizou métodos de mensuração, como o questionário Uwes-s e a matriz de avaliação do nível de engajamento fornecida pelo guia PMBoK para gerenciamento de projetos. Com a realização deste trabalho, foi possível medir o engajamento dos estudantes, que será entregue aos coordenadores dos projetos.
Abstract: Stakeholder engagement is a subject that is gaining prominence in the world of projects, because it is of paramount importance for a project to be successful. For this reason, those responsible for projects seek to know the engagement of the participants. In the academic world, this engagement is already the target of some research. However, due to a certain lack in the area, and to the exceptional situation of the pandemic, which forced everyone into a certain social isolation, the need to conduct research on the involvement of students in academic projects focused on the Information Technology (IT) area was perceived. With this issue in mind, this research was carried out. Thus, the objective of this work is to know the level of engagement of students in IT projects. To this end, this work used measurement methods, such as the Uwes-s questionnaire and the engagement level evaluation matrix provided by the PMBoK guide for project management. With the accomplishment of this work, it was possible to measure the students' engagement, which will be delivered to the project coordinators.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67457
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tcc_vcnogueira.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.