Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67287
Type: | TCC |
Title: | A contribuição da videoanálise em uma sequência didática para determinar os efeitos da resistência do ar sobre um paraqueda |
Authors: | Prado, Carlos Eduardo Gama |
Advisor: | Silva, Marcos Antônio Araújo |
Keywords: | Videoanálise;Aplicativo Tracker;Leis de Newton;Resistência do ar;Sequência didática |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | PRADO, C. E. G. A contribuição da videoanálise em uma sequência didática para determinar os efeitos da resistência do ar sobre um paraquedas. 2022. 29 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Neste trabalho, apresenta-se a elaboração de uma sequência didática para o ensino das aplicações das Leis de Newton, em particular, os casos especiais de resistência do ar, atuando em um paraquedas. Para tal, foi explorado uma videoanálise através do software Tracker, que permite aos estudantes tornarem-se agentes centrais e ativos nas atividades experimentais, ao filmarem os experimentos, obterem e tratarem os respectivos dados. A sequência foi produzida tendo como referencial teórico a Teoria de Aprendizagem Significativa. Ao utilizar de forma criteriosa a tecnologia a disposição do aluno, torna-se possível uma aprendizagem mais efetiva e potencializa uma educação que busque emancipar e dar autonomia ao aluno, especialmente quando conjuga qualidade acadêmica e tecnologias livres. Nesse sentido, esse trabalho fornece aos estudantes fundamentação teórica por meio de atividades experimentais significativas em aulas de física mediadas por tecnologias educacionais livres que apresentam, ao mesmo tempo, qualidade, flexibilidade de uso e baixo custo, de modo que sejam compatíveis com a realidade educacional brasileira. |
Abstract: | In this work, we present the elaboration of a didactic sequence for teaching the applications of Newton's Laws, in particular, the special cases of air resistance, acting on a parachute. To this end, video analysis was explored through the Tracker software, which allows students to become central and active agents in experimental activities, by filming the experiments, obtaining and processing the respective data. The sequence was produced with the Theory of Meaningful Learning as a theoretical framework. By judiciously using the technology available to the student, a more effective learning becomes possible and enhances an education that seeks to emancipate and empower the student, especially when it combines academic quality and free technologies. In this sense, this work provides students with theoretical foundations through significant experimental activities in physics classes mediated by free educational technologies that present, at the same time, quality, flexibility of use and low cost, so that they are compatible with the reality of Brazilian education. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67287 |
Appears in Collections: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_cegprado.pdf | 702,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.